Sabe o que é uma caixa negra? É uma tecnologia muito importante e utilizada no mundo da aviação, sendo no fundo um aparelho conhecido como EDR (Event Date Recorder). O que acontece com a instalação deste aparelho?
Basicamente, faz com que seja possível perceber o que aconteceu nos momento que antecederam um acidente, seja a partir do registo de eventos do sistema, áudio da cabine, ou da captura de imagem.
Curiosamente, apesar do nome, a caixa negra não é realmente negra, sendo normalmente laranja brilhante para facilitar a sua recuperação após qualquer tipo de acidente.
Carros novos vão chegar às suas mãos com uma caixa negra!
Portanto, tudo indica que a partir de Julho, todos os novos automóveis registados na União Europeia vão ter de contar com um EDR. Esta nova regra aplica-se a todos os novos veículos de passageiros da classe M1, ou seja, carro até 9 passageiros (incluindo o condutor). Além dos M1, também vai ser obrigatório na classe N1, de veículos comerciais, onde podemos incluir carrinhas de caixa aberta ou carrinhas que não excedam os 3500kg.
O que faz uma caixa negra moderna dentro de um automóvel? Qual é o objetivo?
Como qualquer caixa negra, é perceber o que aconteceu. Afinal de contas, qualquer acidente de viação tem implicações financeiras, ou legais. É preciso determinar culpados! Por isso, um EDR pode ajudar as autoridades a compreender o que aconteceu a partir da análise dos dados armazenados.
Que informação vai estar disponível?
Pelos vistos, o aparelho vai registar determinados parâmetros durante 5.3s. Ou seja, 5 segundos antes do acidente, e 0.3s após o impacto.
Isto inclui velocidade, travagem, posição do automóvel, e como reagem os sistemas de segurança. Além de tudo isto, o EDR vai também perceber se o sistema de chamadas de emergência (eCall) é acionado.
O EDR funciona de forma automática. Mais concretamente ao mesmo tempo que os airbags e cinto de segurança funcionam. (É impossível desativar!)
A quem pertence a informação?
É preciso salientar que as informações do EDR pertencem ao condutor ou ao proprietário do veículo.
Quem pode ter acesso aos dados?
Em suma, a informação é disponibilizada às autoridades competentes. Sendo possível ter acesso aos dados a partir da porta OBS, ou a partir da própria caixa negra.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Assustador? Confia na tecnologia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.