Smartphone Xiaomi: como utilizar o gestor de ficheiros

Uma das grandes vantagens da interface MIUI é sem dúvida as muitas funcionalidades que disponibiliza aos utilizadores. Conseguimos fazer muito mais coisas do que seria possível com a versão base do Android. A isto juntam-se também várias aplicações que funcionam realmente bem. O gestor de ficheiros é uma app essencial do smartphone Xiaomi. Isto porque nos ajuda a localizar tudo aquilo de que necessitamos. Assim vamos explicar-lhe como pode aproveitar ao máximo esta aplicação.

Smartphone Xiaomi: como utilizar o gestor de ficheiros

Quando abrimos a aplicação damos logo conta de sete grandes categorias e de um oitavo botão que nos dá acesso a ainda mais opções.

Smartphone Xiaomi: como utilizar o gestor de ficheiros

Dito isto, podemos aceder rapidamente a todas as imagens que temos no smartphone, aos vídeos, aos documentos, à música, aplicações, ficheiros transferidos e recebidos por bluetooth, todos os ficheiros e ainda outros recorrendo ao botão mais.

Mas qual a principal mais valia desta organização?

É simples. Por vezes é a única forma de acedermos a todos os ficheiros que realmente temos no smartphone. É que caso contrário poderiam não ser localizados pelas aplicações respetivas. Isto torna-se especialmente verdade no caso daquelas transferências que fazemos manualmente do computador para o smartphone. Entretanto mesmo que algo não seja reconhecido por não estar com a pasta certa, com o gestor de ficheiros podemos corrigir isso facilmente.

Mas o ecrã principal do Gestor de Ficheiros do smartphone Xiaomi não nos dá só acesso a isso. De facto, temos muitas outras coisas importantes. Podemos consultar rapidamente as capturas de ecrã, a câmara, e outros ficheiros. Entretanto por cima das categorias podemos olhar para os ficheiros mais recentes, verificar todas as pastas que temos no smartphone e também aceder à pesquisa.

Contamos também com um menu hamburguer no canto superior esquerdo que nos dá acesso ainda a mais ficheiros. Sim, porque o gestor permite-nos aceder a tudo o que está no Google Drive, num ambiente remoto, por FTP e muito mais. Aliás podemos executar uma limpeza profunda, verificar ficheiros privados, ativar o modo escuro e configurar tudo nas definições.

Smartphone Xiaomi: como utilizar o gestor de ficheiros

A função mais importante das definições

Por falar em definições elas assumem um papel muito importante mas sobretudo por uma opção. Dito isto, podemos escolher ou não mostrar ficheiros ocultos. Assim se não encontrar algo que até sabe que lá está é só ir ao menu e ativar esta opção.

Smartphone Xiaomi: como utilizar o gestor de ficheiros

Gerir imagens

Graças à categorização de que falei acima é muito fácil encontrarmos tudo aquilo que procuramos. Imaginemos que queremos uma imagem. Se for esse o caso basta carregarmos nas imagens e vemos tudo o que está no smartphone. Podemos fazer essa verificação também por álbuns.

As pastas

Para além disso podemos navegar também pelas muitas pastas que temos no nosso smartphone.

Smartphone Xiaomi: como utilizar o gestor de ficheiros

Mas esta não é a única característica importante. É que acima das pastas temos um indicador que nos mostra o espaço disponível. Se carregarmos nele conseguimos perceber o que está a ocupar espaço no telemóvel. Nomeadamente se são as aplicações e dados, imagens, áudio, vídeo, documentos ou sistema.

Se estivermos a ficar com muito pouco espaço podemos carregar no botão que se encontra na parte inferior e que permite logo libertar algum.

Documentos

A parte dos documentos também é realmente importante e está muito bem desenvolvida. Isto porque para além de podermos consultar todos os documentos que temos no smartphone podemos ainda verificar tudo organizado em subgrupos. Assim podemos consultar os documentos por PDF, Word, Excel ou Powerpoint.

Este é o funcionamento geral de todas as categorias. Já o botão mais permite aceder rapidamente a todas as capturas de ecrã e também à câmara.

Entretanto e como referi inicialmente o Gestor de Ficheiros da Xiaomi tem também integração com o Google Drive o que é realmente muito útil e também com servidores FTP entre outros.

Para acedermos é muito simples.

Basta recorrermos ao menu hamburguer e a seguir escolhermos onde nos queremos ligar.

A seguir é só escolhermos adicionar dispositivo remoto.

No caso do Google Drive apenas temos de selecionar a nossa conta. A partir daí já vamos conseguir navegar facilmente pelos ficheiros.

De facto, o gestor de ficheiros do smartphone Xiaomi é uma grande mais valia. Se soubermos tirar o devido partido dele vamos ficar com a vida bastante facilitada.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados