Com o passar do tempo os smartphones tendem a ficar lentos. Afinal de contas vamos acumulando muitas coisas e quando menos esperamos passamos a ter um equipamento lento em que se torna difícil fazer, inclusivamente, as tarefas mais comuns. É por este motivo que volta e meia temos tendência a limpar a cache e outras coisas do smartphone Android. No entanto, há muitas questões sobre este processo. Será útil? Com o passar do tempo não vai prejudicar o smartphone? Muitas pessoas dizem que as apps sabem gerir tudo isto de forma eficiente. Mas é mesmo assim?
Smartphone Android: vale a pela limpar a cache e os dados?
A cache permite que aplicações, jogos e outras coisas arranquem mais depressa. Isto porque são criados ficheiros temporários que fazem com que a experiência seja melhor. Se já tivermos alguma informação guardada não vamos ter de estar a carregar tudo novamente. No entanto, quando as apps começam a guardar muitos dados no smartphone, isto pode atrasá-lo. Especialmente quando o espaço disponível é muito pouco.
Convém limparmos a cache dos smartphones?
A primeira razão que pode levar alguém a fazê-lo ou a limpar outros dados é para ganhar mais espaço no smartphone. É que caso exista pouca capacidade de armazenamento, ele fica realmente mais lento. No entanto isto pode causar alguns problemas. É que normalmente só recorremos a isto quando uma app deixa de funcionar ou está mais lenta.
Então quando o devemos fazer?
Sempre que alguma app não estiver a funcionar bem. É que sempre que limpamos a cache num smartphone ela volta a ser construída quase logo a seguir. Assim e apesar dos supostos benefícios, limpar a cache muitas vezes pode ser uma função desnecessária e vai contra o objetivo da sua criação: – que as coisas arranquem mais depressa.
Conclusão
A opção de limpar dados e cache é muito útil para resolver problemas. No entanto não vale a pena andarmos sempre a limpá-la. Mais vale recorrermos apenas a esta função quando alguma app deixar de funcionar ou o espaço de armazenamento ficar cheio.