Sexta-feira, Agosto 8, 2025

Skoda Enyaq (2025). Uma receita de sucesso?

Há alguns anos atrás, tive a oportunidade de testar um Enyaq que me surpreendeu, tanto em aspeto, como também em performance, e até em tecnologia. Aliás, depois desse teste, comecei a olhar para a Skoda com outros olhos, para aquilo que era uma marca em evolução, e em reconstrução.

Dito isto, com o novo Enyaq, a Skoda podia ter inventado a roda outra vez. Mas decidiu não o fazer, e ainda bem. O novo Enyaq, agora com um facelift mais a sério, é a prova de que há alturas em que não compensa reinventar o que já funciona bem.

Skoda Enyaq (2025). Uma receita de sucesso?

Desde 2020 que o SUV elétrico da marca checa que faz parte do grupo VW vende que nem pãezinhos quentes: mais de 250 mil unidades entregues.

Pois bem, agora, com um design renovado e melhorias técnicas, a ideia é continuar a pisar os calcanhares à concorrência. Que concorrência é esta? Estamos a falar dos Ford Mustang Mach-E, Kia EV6, Hyundai Ioniq 5, Tesla Model Y, Renault Scenic e Volvo EX40.

Não é uma tarefa fácil.

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O que mudou?

A frente foi toda redesenhada, com faróis LED mais finos e uma nova grelha em peça única, mais futurista e aerodinâmica. Ou seja, temos de dizer adeus ao bigode iluminado da geração anterior. Podemos até dizer que o visual é agora mais alinhado com o Elroq e o novo ADN “Modern Solid” da marca.

A traseira… essa ficou praticamente na mesma.

Gamas e versões

O Enyaq está disponível nas variantes 60, 85, 85x e vRS.

  • Enyaq 60: bateria de 63kWh, tração traseira, 204cv e 434 kms WLTP.
  • Enyaq 85: bateria de 77kWh, tração traseira, 286cv e até 577 kms WLTP.
  • Enyaq 85x: tração integral com motor extra à frente, mesmo nível de potência mas mais binário, e um pequeno corte na autonomia (541 kms).
  • Enyaq vRS: o topo de gama. Dois motores, 340cv, 562 milhas de autonomia e aceleração dos 0-100km/h em 5,4s. Nada mau para um SUV familiar.

Em todos os modelos, a condução é simples, confortável e rápida q.b.

Carregamento e performance

O carregamento rápido vai até 165kW no 60, 135kW no 85 (curiosamente mais lento, vá-se lá entender) e 175kW no 85x. A Skoda ainda não explicou a lógica disto. Mesmo assim são bons números para o segmento.

Por dentro, tudo igual… Ainda bem!

O interior mantém o layout conhecido e prático, com um painel digital de 5 polegadas e um ecrã central de 13 polegadas que funciona bem melhor do que os da Volkswagen de há dois anos atrás.

Cresceu 9mm no total, continua maior do que o ID.4 mas mais pequeno do que o Kodiaq. Além disso, tem mais 100 litros de mala com os bancos rebatidos. Nada mau.

O meu único ponto negativo está na direção do ecrã central, que está demasiado centrado, e também na falta de botões para controlo do AC ou volume. Touch não é, nem nunca vai ser a resposta.

Preços

Começa nos 41 mil euros para a versão 60, passa pelos 45 mil com bateria maior, e sobe até aos 54 mil euros para o vRS.

Pode parecer muito, mas está bem posicionado face à concorrência direta e, na maioria dos casos, oferece mais por menos.

Isto é especialmente importante, porque a meu ver, a Skoda oferece mais qualidade face à própria marca própria do grupo VW. São carros que muitas vezes são deixados para segundo plano, mas oferecem tudo e mais alguma coisa, quase sempre por valores vantajosos.

Veredito

Bonito, com mais autonomia e praticamente ao mesmo preço. A Skoda não quis inventar, apenas melhorar.

Continua a ser uma das melhores portas de entrada no mundo dos elétricos. Confortável, bem equipado, espaçoso, e mais racional do que qualquer equivalente da Volkswagen ou Audi.

Se estás a pensar mudar para elétrico, começa aqui. Difícil errar.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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