Memória RAM DDR5 – Numa altura em que os entusiastas e PC gamers festejam, devido à queda nos preços da memória RAM, placas gráficas e armazenamento SSD… Eis que as fabricantes já preparam o ‘Next Big Thing’! Ou como quem diz, as memórias RAM de nova geração DDR5.

Isto de acordo com a SK-Hynix, que aparentemente já está a preparar o primeiro kit desta memória (DDR5-5200)! Que impressionantemente, oferece o dobro da largura de banda da memória DDR4-2666!

“Estamos a discutir vários conceitos para os primeiros kits de memória DDR5. Um deles, passa por manter a tendência de aumentar a transmissão de dados. Enquanto outra, passa por combinar a tecnologia DRAM, com tecnologias System on a Chip (SoC), como um CPU.”

Isto é tudo muito bonito, mas sem contexto, não fazemos a mais pequena ideia de qual é o objetivo de memória RAM com um SoC embebido.

Memória RAM DDR5

No entanto, temos de salientar que a SK Hynix já apresentou um protótipo de um kit de RAM de 2GB DDR5 a 1.1V, 5200MT/s. Um módulo de memória que pode muito bem oferecer uma largura de banda a rondar os 42GB/s.

Portanto, a SK Hynix está a desenvolver as suas próprias inovações, que poderão muito bem resultar num kit de memória muito mais avançado do que aquilo que a concorrência está a preparar.

“Nós desenvolvimento uma tecnologia de sincronização multi-fase, que permite manter a voltagem alta. Durante uma operação a alta velocidade, a baixo nível, ao implementar múltiplas fases num circuito IP. De modo a que a energia usada em cada fase seja baixa… Mas a velocidade alta quando todas as fases são combinadas.”

Memória DDR5 em 2020 e memória DDR6 já em desenvolvimento??

A SK Hynix também mencionou que o desenvolvimento de memória DDR6 para PC já começou! Com o objetivo de duplicar a largura de banda e densidades, em relação à memória DDR5, que ainda nem sequer foi lançada.

Assim, é fácil chegar à conclusão, que a grande procura de memória de alta velocidade, meteu a indústria em ‘overdrive’… Nomeadamente os smartphones, mercado Gaming, Centros de dados, e até o mercado automóvel.


Em suma, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.