(Especial) Sistema de ‘Start-Stop’ deixou de funcionar? Saiba as razões!

O seu sistema de ‘Start-Stop’ deixou de funcionar? Saiba as razões! – Os sistemas de start/stop são cada vez mais comuns nos automóveis atuais, com o grande objetivo de aumentar a eficiência, ou como quem diz, reduzir os consumos do cada vez mais caro combustível. No entanto, já notou que muitas das vezes ele tende a não querer funcionar, ou fica alternando entre as paragens.

Por isso, com o aumento dos preços dos combustíveis, cada vez mais os condutores procuram maneira de aumentar a eficiência na sua condução, não aceitando que este sistema simplesmente deixe de funcionar.

- Advertisement -

Mas calma! Não desespere! O seu veiculo provavelmente está a funcionar em pleno. É “normal” que o sistema start/stop nem sempre funcione. É que para funcionar corretamente, várias condições têm de ser cumpridas.

Primeiramente, existem diferenças entre carros com transmissão manual e transmissão automática e entre cada marca de automóveis, que por sua vez opta por funcionamentos ligeiramente diferentes.



Vamos às causas mais comum para a “falha” no sistema Start-Stop!

Antes de continuar, se por acaso o seu sistema teima em não funcionar. A melhor recomendação que podemos dar é ir a uma oficina saber o que se passa.

Cinto de segurança

Sim, se não tiver o cinto de segurança devidamente colocado muitos veículos tendem a não ligar esta funcionalidade.

Temperatura exterior e do motor

O grande problema normalmente é o calor em excesso exterior, e o seu veiculo sabe bem disto! Por isso, normalmente acima dos 30ºC irá manter o motor ligado para poder se proteger contra o sobreaquecimento.

Bateria

Ora bem, esta é de certa forma “óbvia”. Afinal, para este sistema funcionar, é necessário que a bateria não só esteja saudável, mas também acima dos 50% de carga. Isto porque, como deve imaginar, ligar e desligar o carro exerce bastante esforço neste componente.

Se a bateria não estiver em perfeitas condições, o veículo vai desligar a funcionalidade start/stop.

Consumo elétrico do carro

Aqui tenha em atenção sobre todos os sistemas que está a utilizar. Como por exemplo, ter o AC ligado, um smartphone a carregar, o rádio em altos berros e as luzes ligadas. A verdade é que tudo isto coloca um esforço extra na bateria.

Assim sendo, para que tudo funcione bem o sistema é desativado, ou funciona por meros segundos.

Sistema start/stop parou de funcionar, de vez?!

A melhor recomendação aqui, é tentar saber, numa oficina, o que se anda a passar com o seu veículo. Afinal de contas, pode ser algo fácil de resolver como os temas acima, ou claro, também pode ser algo mais grave. Afinal, entre outras coisas, a paralisação do start/stop é uma das formas que o carro tem para lhe informar que algo está mal.

Em suma, esta muito bem provado que o sistema start/stop aumenta a poupança de combustíveis. No entanto, ainda existem condutores que preferem desligar todo o sistema por completo. E você? O que prefere?

Ademais, qual a sua opinião sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.