Alerta: evite a segurança em dois passos baseada em SMS!

Deve evitar a segurança em dois passos baseada em SMS sempre que possível. Todos nós gostamos de pensar que os nossos números de telefone estão completamente sob o nosso controlo e apenas associados aos equipamentos que possuímos. Na realidade, isso não é verdade. Quando confia no seu número de telefone, está a confiar no serviço de apoio ao cliente do seu operador de telemóvel para proteger o seu número de telefone e impedir que os atacantes o roubem.

Alerta: evite a segurança em dois passos baseada em SMS!

Em vez de receber códigos de segurança enviados por mensagem de texto, recomendamos a utilização de outros métodos de segurança de dois factores. Um bom exemplo disso é o Google Authenticator. Estas aplicações geram o código no próprio telemóvel. Assim um criminoso teria de ter o seu telemóvel – e desbloqueá-lo – para obter o código de segurança.

recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Roubo de identidade

O perigo está relacionado com o roubo de identidade. Alguém com as suas informações pessoais faz-se passar por si e pede ao seu operador de telemóvel para transferir o seu número de telefone para um novo telemóvel. A operadora de telemóvel pedirá que forneça algumas informações pessoais para se identificar, mas muitas vezes, fornecer o seu número de contribuinte entre outras coisas é suficiente. Num mundo perfeito, estes dados seriam privados. Mas, como vimos, basta um simples roubo de informações a uma empresa para tudo isto cair na mão dos criminosos.

Se a pessoa conseguir enganar a sua operadora de telemóvel, a troca efetua-se de imediato. Entretanto quaisquer mensagens SMS enviadas para si e chamadas telefónicas destinadas a si serão encaminhadas para o telefone dela. O seu número de telefone associa-se ao telefone do criminoso. Depois o seu smartphone atual deixa de ter serviço de chamadas, mensagens de texto ou dados.

smartphone Android atacado em segredo, Xiaomi clonar pessoas, Xiaomi automóveis elétricos, segurança em dois passos

Isto é apenas mais uma variação de um ataque de engenharia social. Alguém liga para uma empresa fingindo ser outra pessoa e utiliza a engenharia social para obter acesso a algo que não deveria ter. Tal como outras empresas, as operadoras de telemóveis querem que tudo seja o mais fácil possível para os clientes legítimos. Assim a sua segurança pode não ser suficientemente apertada para afastar todos os atacantes.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.