Samsung vs Huawei: Trump complicou mas a Huawei tem um segredo!

Caminhamos a passos largos para o lançamento dos primeiros topo-de-gama de 2020. Assim, em Fevereiro, teremos a gama Galaxy S20 da Samsung e em Março a linha P40 da Huawei. Como acontece todos os anos, será uma guerra acesa entre estes dois fabricantes, para se saber quem conquista em primeiro o seu lugar ao sol. No entanto, este ano, a Samsung parece partir em vantagem, mas será que a Huawei vai atirar a toalha ao chão? Vai ser sem dúvida uma competição Samsung vs Huawei muito interessante.

Samsung vs Huawei: Trump é poderoso, mas a Huawei tem um segredo!

De todo. A Huawei está a preparar uma surpresa muito interessante para a gama Huawei P40 e se resultar poderá fazer tremer a Google e fazer com que nos esqueçamos da ultra-dependência com a Google. Isto foi-nos confirmado por uma fonte ligada à Huawei e comprova que este gigante está a trabalhar afincadamente em soluções que tirem da cabeça de toda a gente a presença, ou não, das aplicações da Google.

Samsung vs Huawei

Uma guerra que inicialmente pode ser ganha pela Samsung

Olhando com uma certa distância para estes dois lançamentos, a Samsung parece estar à vontade este ano. De facto, a situação dos Estados Unidos com a Huawei beneficiou em larga escala a gigante coreana. É que caso isto não tivesse acontecido e como já tinha referido Richard Yu, responsável da Huawei, o primeiro lugar da Samsung no mercado de smartphones poderia ser já uma miragem em 2020, que passava assim para o segundo lugar. No entanto, Trump não deixou que a Huawei ultrapassasse a Samsung e as coisas são como são.

Dito isto, a Huawei vai ter de entrar nesta corrida a pé, enquanto a Samsung vai de carro. 

No entanto, o facto da Huawei entrar mais devagar não significa necessariamente uma derrota para o Huawei P40. De facto, até pode ser um elemento fundamental para se reescrever a história.

P40 Pro Premium, Samsung vs Huawei

Como referiu o nosso Nuno Oliveira aqui, apesar de todos os pontos negativos da proibição em cima da Huawei, a verdade é que a empresa também tem muito a ganhar, caso consiga meter em cima da mesa uma alternativa viável ao cada vez mais óbvio domínio da gigante da pesquisa Google.

É que a Huawei fez saber que pretende aproveitar esta oportunidade para construir um ecossistema mais forte e com menos “spam”.

Ora se a Huawei conseguir lançar a tempo do Huawei P40 uma panóplia de serviços realmente interessante, como nos foi referido, aos poucos as coisas vão começar a mudar. Para além disso, tudo será ainda mais interessante se estes serviços passarem a ser usados por outros fabricantes chineses como a Xiaomi.

Olhando para a participação de mercado, não só na China mas também a nível global, da Huawei, da Xiaomi e de outros fabricantes chineses, uma mudança da Google para outro fornecedor de serviços poderia agitar o mercado à séria. É que o gigante dos motores de busca necessita de utilizadores e um rombo na utilização dos seus serviços iria ter um impacto negativo para todos.

Mi Note 10
Mi Note 10

Claro que tudo iria levar o seu tempo mas é a opção que me parece mais correta e explico porquê. É que atualmente é a Huawei que está na mira. No entanto, se as relações entre os Estados Unidos e a China se deteriorarem a Xiaomi pode ser a próxima vítima.

Samsung vs Huawei: Galaxy S20 ou Huawei P40? 

Ao nível dos equipamentos não teremos assim tantas diferenças ao nível de especificações e temos vários modelos para competirem frente a frente. A Samsung vai apostar numa versão Ultra e a Huawei deve lançar um P40 Pro Premium. Ou seja, será renhido. Em termos fotográficos, a Huawei deverá dominar, até com a inclusão de um sistema de penta câmara. Nos últimos anos, este fabricante tem batido a Samsung no caso da fotografia, como comprova o DxOMark e este ano não deverá ser excepção. Aliás o Mate 30 Pro já deu um cheirinho do que aí vem. Dito isto, tudo se vai resumir aos gostos dos consumidores.

S20 Ultra

Assim, quem gostar mais do design que a Samsung imprime nos seus dispositivos e for fiel à gigante coreana, irá continuar a ser cliente do S20. Até porque como referi, a ausência das aplicações da Google no Huawei P40, poderá afastar alguns consumidores. No entanto, quem fizer da fotografia um dos principais pontos de venda vai escolher o P40.

Quem ganha este ano?

A resposta mais curta seria dizer que é a Samsung, apenas pela ausência das aplicações da Google nos seus topos-de-gama. A resposta mais longa é que inicialmente a Samsung pode conquistar de facto as preferências dos utilizadores. Mas, posteriormente, assim que os utilizadores se habituarem ao que a Huawei vai introduzir com o P40 tudo pode começar a mudar.

Novo IA, Samsung

Resumidamente, neste Huawei vs Samsung, temporariamente poderá ganhar a Samsung, mas…

No entanto com o tempo a Huawei será capaz de dar a volta a esta situação com a grande novidade que vai surgir a partir do P40 Pro e depois o primeiro lugar será o alvo a atingir. Ou seja, acho mesmo que a Huawei vai chegar onde quer. A única diferença é que será necessário mais tempo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário