Verdade seja dita, a Samsung nunca achou grande piada à Notch… E por isso, desenvolveu novos designs de ecrã que simplesmente a eliminam. No entanto, a gigante Coreana não ficou por ai, pois também descobriu uma maneira de emitir som, em utilizar colunas!
A tecnologia ‘Sound on Display’, que em bom Português significa ‘Som no Ecrã’ deverá ser apresentada na CES 2019, em Las Vegas, já no próximo mês de Março.
O Galaxy Note 10 poderá ser o primeiro telemóvel da Samsung com um ecrã OLED capaz de emitir sons!
No fundo, um ecrã OLED emissor de som, é algo bastante estranho, por isso vamos tentar explicar como funciona.
Este novo tipo de ecrã, irá utilizar condução óssea e vibração para emitir qualquer tipo de som! O que irá acabar com a necessidade de implementação de altifalantes na parte frontal dos smartphones, e assim, será algo que irá ajudar a aumentar a área útil da frente do aparelho.
Contudo, a coluna principal irá continuar no seu local tradicional, logo ao lado da porta USB-C.
Dito tudo isto, o Samsung Galaxy S10+, deverá chegar ao mercado com um rácio de ecrã/corpo acima dos 90%… Por isso, é até possível que esta tecnologia chegue já em Fevereiro, e que nos faça delirar na MWC 2019! No entanto, vários protetores de ecrã ‘leaked’ indicam a presença de um pequeno altifalante na margem superior, por isso, podemos esquecer esta ideia.
Várias empresas Chinesas e Coreanas irão utilizar o palco da CES 2019, para apresentar os seus protótipos com ecrãs OLED ‘Sound on Display’.
Uma tecnologia que apesar de revolucionária, até já fez parte de dois smartphones Android, o Sharp Aquos Crystal e o famoso Xiaomi Mi MIX… Mas, as críticas acabaram por arrasar a funcionalidade, e esta acabou por desaparecer do mercado.
Curiosamente, é também provável que esta tecnologia chegue primeiramente a um terminal de gama média Samsung! Antes de chegar a um dos tradicionais topos de gama da linha Galaxy S ou Galaxy Note.
Como podemos ver pela nova estratégia da gigante Sul Coreana, que implementou o seu novo design de ecrã ‘Infinity-O’ no Galaxy A8s… E fez do Galaxy A9 o primeiro smartphone do mundo 4 câmeras traseiras.