Samsung vai apostar forte e feio no armazenamento!

A Samsung é uma das maiores fabricantes de chips de memória do planeta! Afinal, muitos dos SSDs e Módulos de memória RAM, são equipados com chips da gigante Sul Coreana, porque claro está, além de quantidade, trazem sempre muita qualidade à mistura.

Dito isto, ao que tudo indica, a Samsung está agora a preparar-se para apostar forte e feio na revolução do mundo do armazenamento, primeiramente patrocinada pelo padrão PCIe 5.0, e mais tarde, pela chegada do padrão UFS 4.0.

- Publicidade -

Estamos a falar da oitava geração de chips V-NAND da gigante Coreana.

Samsung vai apostar forte e feio no armazenamento!

nand flash, chips, ram, dram

Portanto, ao que tudo indica, a Samsung está agora a preparar-se para começar a produção em massa de chips V-NAND de oitava geração! Isto, para se preparar para a passagem para o padrão PCIe 5.0, que deve começar a fazer das suas no final de 2022, com os novos lançamentos da AMD e da Intel. Estamos assim a falar de aumentos muito significativos na velocidade, mas também na capacidade de armazenamento.

Quanto ao hardware em si, estes módulos devem ter cerca de 236 camadas, o que por sua vez vai permitir à Samsung retirar ainda mais performance, e meter ainda mais dados, aos já mínimos módulos V-NAND. Mais concretamente, enquanto a sétima geração de chips V-NAND, com 176 camadas, é capaz de velocidades até 2.0 GT/s, a Samsung está a planear chegar a velocidades superiores às já prometidas pela Micron, que por sua vez tem uma tecnologia de 232 camadas, capaz de oferecer 11.68GB/s no campo da leitura, e 10GB/s no campo da escrita. Tudo isto num único chip, que por sua vez, não é maior que um selo dos correios.

Além de tudo isto, os novos chips são mais eficientes, e também contam com melhor latência, ou seja, melhor tempo de resposta, tudo pequenas coisas com o potencial para ter um forte impacto na performance.

Em suma, boas notícias para o PC Desktop, para os portáteis, e claro, para os smartphones! Afinal de contas, o padrão UFS 3.1 parece ter os dias contados, para dar espaço ao novo UFS 4.0! Isto significa uma duplicação da velocidade para os smartphones.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que faz sentido tanta velocidade, quando o software ainda parece tão incapaz de a aproveitar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.