Caso não saiba, as grandes fabricantes Chinesas de smartphones, como a Oppo ou a Xiaomi, já oferecem uma funcionalidade no seu Sistema Operativo, que muito resumidamente, permite estender a quantidade de memória RAM disponível no aparelho.
Como? Ao reservar parte do armazenamento interno, hoje em dia super rápido, como memória RAM Virtual. A performance não é a mesma, mas em certos casos, pode dar jeito! Especialmente em aparelhos com quantidades limitadas de memória.
Dito tudo isto, a Samsung decidiu correr atrás da mesma funcionalidade, disponibilizando-a no seu novo One UI 4.0, agora em beta.
Samsung inspirou-se nas rivais Chinesas! Quer mais RAM? Vai tê-la!
Portanto, o programa beta para o One UI 4.0 (Android 12) começou em Agosto, para os fieis donos de um Galaxy S21, na Coreia do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Altura em que a Samsung também confirmou que a versão final do software seria lançada no fim do ano.
No entanto, estamos já em Outubro, e o programa beta continua limitado aos utilizadores do Galaxy S21. Sim, existem planos para incluir o Note 20, o Z Fold 3 e Z Flip 3, mas como é óbvio, já começam a existir algumas dúvidas relativamente ao timing do lançamento do software.
Mas esquecendo a parte da data de lançamento, uma das funcionalidades mais interessantes do One UI 4.0 é inegavelmente o ‘RAM Plus’. Ou seja, o uso de RAM Virtual nos aparelhos Galaxy da Samsung.
Muito resumidamente, esta funcionalidade permite o uso de parte do armazenamento interno, para a criação de RAM Virtual. Claro que isto não é assim tão importante, em smartphones com 8~12 GB de memória. Mas para aparelhos mais ‘budget’, esta novidade pode mesmo resultar num aumento de performance.
Curiosamente, na beta mais recente do One UI, esta funcionalidade nem pode ser desativada, mas pode escolher a quantidade de RAM virtual que quer ter disponível.