Como noticiámos há alguns dias atrás, a Samsung renovou a sua parceria com a AMD, de forma a continuar o desenvolvimento de soluções capazes de integrar o melhor que a gigante Sul Coreana tem para oferecer na parte do processamento mobile, e técnicas de produção, com claro, todo o know-how que a AMD tem na parte gráfica.
Infelizmente, o primeiro produto deste casamento, o Exynos 2200, que serviu de base a toda a gama Galaxy S22, acabou não ser muito bem recebido. Porém, esse projeto foi apenas o início!
Afinal de contas, a Samsung tem agora um plano bem definido, para aquele que deverá ser conhecido como Exynos 2500. Um processador mobile que deverá ser capaz de conjugar tudo de uma forma quase perfeita… Um sonho!?
Samsung quer um SoC de Sonho!? Não é da Qualcomm!
Portanto, depois da desilusão do Exynos 2200, a Samsung resolveu fechar uma nova parceria com a Qualcomm, para conseguir equipar os seus smartphones com versões melhoradas, e exclusivas, do SoC Snapdragon mais recente, e mais poderoso do mercado. Porém, isto não significa que não exista outro tipo de desenvolvimento a ser feito atrás de portas.
Afinal, de acordo com as mais recentes informações, a Samsung está a apostar tudo num conjugar de situações, para dar origem a um SoC de sonho, que não só deverá meter aquilo que a Qualcomm tem para oferecer no bolso, como também deverá meter a Samsung numa posição de luxo, ao lado da Apple, no campo da performance mobile. Isto com a grande vantagem de a Samsung conseguir produzir tudo ‘in-house’, isto enquanto a Apple tem de pagar (e bem!), todo e qualquer chip que sai das linhas de produção da TSMC.
Exynos 2500 porquê? Bem, porque a Samsung está a planear ter as suas linhas de 3nm completamente otimizadas na segunda metade de 2024. O que claro está, abre espaço para equipar os novos Galaxy S25, de 2025, com este novo processador. Um SoC, que além de muitas melhorias, vai contar com um GPU baseado em arquiteturas gráficas AMD super otimizadas para o mundo mobile. Pode muito bem ser uma mudança de paradigma no ecossistema Android. Aliás, este Exynos 2500 pode ser tudo aquilo que o Exynos 2200 não foi em 2022.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!