Estar sempre a desligar o computador é uma má ideia!

Quando o tempo de arranque dos computadores era realmente grande muitas pessoas evitavam estar a desligá-los. No entanto a verdade é que isto não é necessariamente o caso com os PCs modernos. É que com os processadores que temos e sobretudo com a utilização dos SSD o arranque é sempre bastante mais rápido. Tudo acontece numa questão de segundos. Assim estar sempre a desligar o computador é uma má ideia.

Estar sempre a desligar o computador é uma má ideia!

A verdade é que desligar o seu PC no final do dia, de facto, sujeita-o a um desgaste adicional. No entanto o desgaste real não é causado pelo acto de o desligar com segurança. O dano real, por assim dizer, ocorre a seguir. Tal como o motor de combustão interna de um carro sofre o maior desgaste durante o arranque, devido aos elevados níveis de fricção gerados pelas partes móveis, um computador pessoal está sujeito a um tipo de desgaste induzido pelo arranque.

498P9Z, desligar o pc todos os dias estraga

Mas como é que isto pode acontecer? É que afinal um computador moderno praticamente não tem partes móveis, excepto para quem ainda tem discos rígidos. Então, como é que um dispositivo que até aposta numa SSD pode sofrer desgaste durante o arranque?

Isso está relacionado com algo chamado corrente de arranque.

- Advertisement -

Mas afinal o que é a corrente de arranque?

Os circuitos electrónicos que contam com indutores, condensadores e transformadores extraem uma enorme quantidade de corrente durante o arranque. Isto é significativamente mais elevado do que a corrente de arranque durante o funcionamento normal. A fonte de alimentação do seu computador tem todos estes componentes.

Para piorar ainda mais a situação, algumas fontes mais baratas existem ainda mais energia.

Em resumo, estes ciclos de ligar e desligar têm um custo adicional para os computadores. Cada vez que liga o seu PC, a sua fonte, a motherboard e a placa gráfica estão sujeitos ao desgaste resultante do carregamento dos condensadores. E não há forma de contornar isso.

Então convém ter o computador sempre a trabalhar?

Também deixa o motor do seu carro sempre a trabalhar? O seu computador pessoal não é diferente. Os PCs resistem a cerca de 40000 ciclos de energia. A este ritmo, um computador desligado no final do dia irá durar mais do que o seu proprietário. Embora os ciclos de energia frequentes causem maior desgaste isto não é preocupação se considerarmos que um computador tem uma vida útil de cinco ou sete anos.

maior update PC

Passado esse tempo o mais provável é que actualize para hardware mais recente para acompanhar os jogos, software e sistemas operativos mais recentes. Ou seja, é praticamente seguro desligar o seu PC no final do dia. É que o aumento do consumo de energia associado ao funcionamento 24/7 também leva a um aumento significativo nas suas contas de energia. Ainda por cima a electricidade não está barata.

Os condensadores não gostam de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana
Manter o seu computador permanentemente ligado também reduz substancialmente o seu tempo de vida útil. O elo mais fraco é normalmente os condensadores que na realidade têm um tempo médio de vida a rondar os 3,5 anos.

Motherboard, AM4, AMD, Ryzen

Claro que os condensadores sólidos mais robustos duram muito mais tempo, mas manter o seu PC em funcionamento tem um impacto muito maior na sua vida útil do que uma rotina diária de paragem.

Coloque o seu computador em repouso

Agora que estabelecemos que manter o seu computador a funcionar 24/7 é uma má ideia, o que deve fazer quando desligar não é uma opção? Configurar o seu PC para entrar no modo de descanso é uma alternativa melhor. Este modo de poupança de energia suspende todos os componentes do seu sistema excepto a RAM, permitindo-lhe entrar num modo de baixo consumo que reduz significativamente o desgaste dos componentes críticos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.