A Samsung está neste momento a apostar forte e feio nos processadores mobile da Qualcomm, para os seus smartphones mais poderosos, e mais desejáveis. Porém, como deve imaginar, isso nunca pode ser uma estratégia a longo prazo para uma fabricante capaz de fazer tudo, ou quase tudo, dentro de portas.
Afinal, a gigante Sul Coreana é capaz de desenvolver e produzir processadores in-house, e como tal, é exatamente isso que vai fazer, quando tiver um produto realmente bom para lançar e implementar. Voltamos a afirmar, os Eyxnos não terminaram! Estão apenas numa pausa prolongada.
Samsung quer a AMD muito próxima de si nos smartphones
Portanto, a Samsung anunciou hoje que já assinou um novo acordo com a AMD, naquilo que é uma extensão da anterior parceria, para a implementação da tecnologia gráfica AMD Radeon em vários tipos de processadores ‘made by Samsung’.
A ideia é, eventualmente, conseguir oferecer uma experiência gráfica similar à das consolas, através de processadores de nova geração, com níveis de consumo de energia invejáveis.
Dito isto, caso não saiba, o início desta parceria deu-se em 2019, e na verdade, o SoC Exynos topo de gama do ano passado (Exynos 2200) já fez uso de um GPU AMD Radeon RDNA2 de seu nome Xclipse 920. Um GPU, que por sua vez, já foi capaz de oferecer suporte a tecnologias gráficas presentes nas consolas de nova geração, como é o caso do Ray-Tracing e Variable Rate Shading. Aliás, foi o primeiro GPU mobile capaz de oferecer estas novidades.
Entretanto, este acordo prova toda a estratégia da Samsung para o futuro dos seus processadores Exynos. A gigante Sul Coreana quer continuar o trabalho que já desenvolveu com a AMD, de forma a conseguir oferecer algo realmente diferente das rivais. Os frutos deste trabalho devem dar um ar de sua graça algures em 2025.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Uma Samsung unida com a AMD, num projeto a longo prazo, cheio de potencial, é importante? É interessante? Ou vamos ter outro Exynos 2200, que foi uma autêntica montanha que pariu um rato? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!