Samsung pode impressionar com preços “mais em conta”!

A Samsung é a fabricante de referência do mundo Android, especialmente quando o tema é a sua gama de aparelhos Galaxy S, que neste momento está a mais ou menos 6 meses de distância de dar as boas vindas à geração Galaxy S25, que deverá continuar a contar com pelo menos 3 modelos distintos.

Mas, apesar de ser a referência, a Samsung também nunca teve medo de tentar soluções irreverentes para alguns dos problemas que assolam todas as fabricantes do ecossistema Android. Um desses problemas está no aumento de preço quase absurdo de vários materiais críticos que dão vida a um aparelho mobile.

É exatamente por isso que a Samsung usa os seus próprios processadores Exynos em vários produtos.

Porém, quando isso não é possível, como é normal, tenta arranjar uma solução para manter as suas margens, e claro, os preços em linha com o resto do mercado.

s24 ultra, iPhone, Samsung a Apple, iPhone Android seguros
Se a Apple não subir preços, para onde é que a Samsung se pode virar?

Afinal, apesar de ser fácil apontar o dedo à Samsung quando os preços aumentam, temos de ter em conta que esta é a maior fabricante de telemóveis à face da terra, e quando se fala da gama alta, é também a referência em todos os campos. Quando os preços aumentam, a Samsung, apesar de poder (ou não) usufruir de descontos por volume, é também uma fabricante extremamente afetada pelos aumentos, porque compra muito mais material.

Por exemplo, o SoC Snapdragon 8 Gen4 (3nm) que deverá dar vida ao Galaxy S25 Ultra de 2025 vai muito provavelmente encarecer entre 40 dólares e 60 dólares, por unidade. Agora faça este valor * milhões de unidades. É muito significativo!

Sendo também por isso que, numa altura em que o Exynos 2500 parece não ser uma realidade para a nova geração, a Samsung se está a virar para a MediaTek.

Samsung pode impressionar com preços “mais em conta”!

s23 ultra, s24 ultra, samsung, Exynos no Galaxy S25

Portanto, depois dos primeiros rumores a mencionar o uso de chips MediaTek nos novos tablets Galaxy Tab S10, eis que temos agora outros rumores a mencionar exatamente o mesmo, mas agora para a gama de smartphones Galaxy S25.

Ou seja, como a Samsung não vai muito provavelmente ser capaz de implementar o seu próprio SoC Exynos 2500 de 3nm. Esta vai ter de se virar para algo diferente, mas significativamente mais barato face aos produtos da Qualcomm. Estamos a falar da MediaTek e do seu novo SoC Dimensity 9400 de 3nm.

Assim, de forma muito resumida, para tentar dar à volta aos encarecimentos que se podem observar no lado do hardware. A Samsung quer fazer um acordo com a MediaTek, de forma a que esta equipa os seus Galaxy S25 e/ou Galaxy S25+. Isto enquanto o topo de gama Galaxy S25 Ultra continua a ser equipado única e exclusivamente pela Qualcomm.

Porquê?

Os preços vão subir. Isto é inegável.

Aliás, é esperado que os preços subam entre 100€ e 150€ já em Julho com os novos Galaxy Z Flip 6 e Fold 6. Mas, numa altura em que os consumidores não parecem ter muita apetência a gastar ainda mais dinheiro por um topo de gama… É preciso controlar valores.

Claro que continua a ser esperado que a gama Galaxy S25 aumente de preço relativamente ao ano passado. Mas, desta forma, a Samsung garante que tem algum tipo de resposta pronta. Algo muito necessário! Especialmente se a Apple resolver não ir pelo mesmo caminho do aumento de preço em Setembro.

  • Nota: A Apple não vai sofrer dos mesmos encarecimentos no lado do hardware. Porque o seu SoC atual já é produzido nas linhas de 3nm da TSMC.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados