Há alguns anos atrás, quando a Samsung decidiu lançar um Galaxy S9 extremamente parecido ao Galaxy S8 antes de si, e depois replicou essa mesma estratégia com o Galaxy Note 9, achei que tudo aquilo era uma estratégia arriscada. Porquê? Bem, naquela altura do campeonato, apenas a Apple estava a ser capaz de reaproveitar o mesmo design várias vezes antes de o renovar completamente.
Ou seja, todas as outras fabricantes Android estavam a optar por novos designs, ou pelo menos grandes evoluções do mesmo design, ano após ano. Aliás, acredito que foi muito por aqui que a Huawei cresceu de forma absurda até ser sancionada até à irrelevância em 2021.
Mais concretamente, a gigante Chinesa estava a ser capaz de desenvolver e lançar aparelhos diferenciados, poderosos, e sempre com muitas novidades interessantes à mistura. Sendo exatamente por isso que acabou por ultrapassar a Samsung e Apple de forma momentânea, antes de tudo lhe explodir nas mãos.
Bem, os tempos mudaram, mas a Samsung parece ter adotado em pleno a estratégia que tanto criticámos em 2018. Será que agora resulta?
A Samsung está novamente a pensar que é a Apple!?
Portanto, curiosamente também muito à imagem daquilo que a Apple faz todos os anos, já sabemos tudo ou quase acerca dos novos Galaxy S24 da Samsung.
Os leaks são por vezes acidentais, mas muitas vezes são também propositados! Isto porque permitem a uma fabricante fazer com que se fale acerca dos seus aparelhos do futuro, durante vários meses, de forma consistente, sem ser necessário utilizar uma estratégia de marketing muito complexa ou extremamente dispendiosa.
Porém, isso indica que a nova gama Galaxy S24 vai ser, uma vez mais, algo muito à imagem daquilo que a Apple faz com o seu iPhone. Ou seja, vai ser extremamente parecida à gama Galaxy S23 do ano passado, e na verdade, também gama Galaxy S22 de há 2 anos atrás.
O que levanta uma questão…
Enquanto os Galaxy S23 até foram um lançamento de sucesso, o que muito honestamente se deveu ao uso de processadores Snapdragon em todos os modelos da gama, mas também a um grande foco no software que serve da base a todo o ecossistema Samsung Galaxy. A realidade é que em 2024 vamos ver um regresso dos afamados processadores Eyxnos, o que não só vai fazer com que os níveis de performance não sejam consistentes em toda a nova gama de aparelhos, como também vai complicar um pouco as coisas no lado do desenvolvimento e lançamento de software para 2024 e 2025.
Ou seja, não é possível manter os mesmos níveis de eficiência e capacidade do software, quando o hardware é totalmente diferente.
É exatamente por isso que a Apple lança a mesma coisa, com alguns pózinhos mágicos ano após ano, e a coisa até resulta muito bem.
Aliás, resulta tão bem, que eu só me ri quando chegaram as notícias de que os analistas estavam a antecipar uma queda nas vendas em 2024 e 2025, porque a Apple não está a planear nada de novo para os próximos iPhone 16.
A realidade é que a Apple não precisa de lançar algo novo! Não precisa de mudar!
Porque existe um nível de procura incrível para o iPhone mais recente, apenas e só porque este é o iPhone mais recente.
Além disso, a Apple é capaz de garantir novas funcionalidades, e um suporte incrível a toda a sua gama de aparelhos, durante 5~6 anos, sem grandes dificuldades. Porquê? Porque todos os aparelhos são baseados na mesma exata linha de desenvolvimento e design de hardware. Algo que pura e simplesmente aconteceu uma vez no lado da Samsung, mas agora vai deixar de acontecer.
Assim, tendo em conta que a Samsung melhorou muito nos últimos anos no lado do suporte, mas ainda não consegue oferecer aquilo que a Apple consegue… Será que faz sentido voltar a aposta no mesmo exato design? Ao mesmo tempo que reaproveita muitos dos mesmos componentes do ano passado, provavelmente a um preço mais alto devido à inflação de 2023?
Pergunta incrível, extremamente interessante, que apenas você vai conseguir responder!
Aliás, se os rumores se confirmarem, e a Samsung lançar um S24 Ultra baseado num SoC Snapdragon 8 Gen3, enquanto toda a restante gama chega às prateleiras “apenas” equipada com um Exynos 2400, não dá a ideia que o Ultra é o único aparelho Premium da gama Galaxy S24, enquanto o resto está ali… A fazer figura?
Especialmente quando formos olhar para todos os outros aparelhos Android “de topo”, que vão todos obviamente chegar ao mercado com um SoC Snapdragon 8 Gen3? Bem…
Os processadores não interessam! O que interessa é a Inteligência Artificial?
Certo… Mas também errado!
Afinal, em 2024, ninguém sabe muito bem o que significa ter Inteligência Artificial mais a sério num smartphone!
O que vai a IA fazer por nós num Galaxy S24? É uma pergunta extremamente interessante, especialmente numa altura em que as mudanças parecem tão ligeiras no exterior, e até no interior, isto nunca esquecendo que os smartphones estão cada vez mais caros.
Conclusão
Honestamente não sei.
Eu adoro a Samsung bem como a sua linha de design, e claro, a forma como lança e desenvolve smartphones e wearables. Mas este ano de 2024… Parece-me demasiado um ano de transição, tal e qual como foi o ano de 2018, altura em que demos as boas vindas aos Galaxy S9 e Note 9.
O que acha sobre tudo isto?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!