Terça-feira, Setembro 23, 2025

Samsung + NVIDIA? A parceria foi recusada na Coreia!

Caso não saiba, foi em 2018 que a Nvidia começou a sua viragem estratégica para a inteligência artificial. Uma jogada arriscada na altura, porque ninguém sabia muito bem quando é que a coisa iria explodir, mas que hoje está a render milhões a sério, e a colocar a marca no topo da indústria tecnológica.

Só que há agora uma revelação curiosa… Segundo um novo relato da imprensa sul-coreana, Jensen Huang quis levar a Samsung consigo nessa viagem. Mas… a Samsung… recusou.

Um não caro!

Uma proposta secreta (e recusada)

se tem uma gráfica nvidia instale já esta versão dos drivers

De acordo com o jornal MK, numa reunião privada e longe dos holofotes, Jensen Huang apresentou à Samsung uma proposta ambiciosa.

Em suma, a ideia era unir forças em três áreas-chave:

  • memórias HBM,
  • serviços de produção(foundry)
  • plataforma CUDA.

Ou seja, a NVIDIA conseguia produzir de forma mais barata, teria acesso à memória HBM mais avançada antes de todas as outras marcas, e ainda iria conseguir otimizar a sua plataforma CUDA. Por sua vez, a Samsung teria uma fatia de um bolo que agora vale dinheiro… Mesmo muito dinheiro.

Mas a resposta foi negativa. O relatório aponta razões políticas para o recuo, e não tecnológicas. Em 2018, a Samsung estava debaixo de fogo na Coreia do Sul, com o então vice-presidente Lee Jae-yong envolvido num escândalo judicial.

Essa instabilidade interna terá sido suficiente para travar a conversa.

E se tivesse aceite?

A TSMC poderia ter um rival mais à altura no lado da Samsung.

Infelizmente, a TSMC domina claramente o mundo das foundries, com clientes como a própria Nvidia, a AMD, a Apple… e até a Intel. A Samsung ainda tem presença no setor, mas está longe do topo. Se tivesse aceite esta parceria com a Nvidia, talvez a história fosse outra.

Mas… Já sabe como é o mundo com o “se”. Nunca ninguém sabe o que poderia ter acontecido. Mas decisões estratégicas não se tomam com bola de cristal. Em 2018, os riscos eram altos, e as circunstâncias políticas complicadas. Ainda assim, fica a sensação de que a Samsung perdeu aqui uma oportunidade de ouro.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙