Samsung – Memória RAM com poder de processamento!

Caso não saiba, estamos prestes a dar as boas vindas a uma nova geração de RAM, com o lançamento dos primeiros kits de memória RAM DDR5, que até já estão, aos poucos, a chegar às prateleiras. Tudo de forma a serem conciliados com a nova plataforma da Intel, que por sua vez tem como base a geração de CPUs Core 12000.

Dito tudo isto, apesar de todas as inovações que o standard DDR5 traz para cima da mesa, parece que a Samsung tem algo ainda mais interessante debaixo da manga. Estamos a falar de memória RAM com algum poder de processamento integrado! Uma tecnologia conhecida como PIM (Processing-in-memory), que entretanto foi demonstrada na Hot Chips 33.

Nova jogada da Samsung! Memória RAM com poder de processamento

Portanto, estamos a falar da primeira integração de memória HBM-PIM num sistema propriamente dito, tudo feito pela gigante Samsung. Sistema esse, que já conta com aplicações capazes de tirar partido desta tecnologia inovadora, que claro, ainda está muito longe de ser uma realidade no mercado convencional, mas que é mesmo muito interessante.

Mais concretamente, estamos a falar de um aumento de 2.5x na performance do sistema, e ainda de um aumento de 60% na eficiência energética. Isto num sistema Xilinx Virtex Ultrascale+, ou seja, um acelerador de computação IA. Números que impressionam todo e qualquer entusiasta.

Claro que esta memória HBM-PIM é a primeira da indústria, e foi obviamente feita a pensar neste sistema de aceleração. Mas é também uma excelente forma de mostrar o seu potencial na indústria. Consegue imaginar este tipo de aplicações nos nossos computadores, smartphones, etc… São estes tipos de inovações técnicas que são capazes de abrir portas a coisinhas completamente novas no mundo da tecnologia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É esta a inovação mais interessante a caminho do mundo dos PCs? Ou tem outras debaixo de olho? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados