Samsung inicia produção em massa de memórias GDDR6

A Samsung iniciou a produção em massa dos chips de memória GDDR6. Estes chips destinam-se especialmente a placas gráficas, consolas, servidores e outras aplicações da próxima geração onde é necessária uma elevada largura de banda.

Esses chips são desenvolvidos por um processo de fabrico de 10nm e têm uma capacidade de 16 gigabits – uma grande melhoria em relação aos chips GDDR5 de 8 gigabit produzidos com tecnologia de 20 nm. Lembramos que os GDDR5 começaram a ser produzidos em massa há 3 anos.

As novas memórias das Samsung consomem menos 35% de energia pelo facto de operarem a 1.35V em vez de 1.55.

Importa salientar que um sistema com um barramento de memória de 384 bits pode atingir a largura de banda de 864 GB/s, superando a memória HBM2 utilizada em alguns processadores gráficos de alta qualidade. Já um barramento de 256 bits (mais barato e de menor potência) pode atingir os 576 GB/s. Isto coloca-o ligeiramente à frente de um sistema de 384 bits que utiliza os chips GDDR5 mais antigos.

Não se sabe ao certo quando os primeiros produtos baseados em GDDR6 vão chegar às lojas. No entanto a Samsung acredita que isto deverá acontecer em breve, sendo integrados em produtos de realidade virtual, inteligência artificial ou processamento de vídeo 8K.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!