Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S7, vale a pena mudar ?

Actualmente, a grande maioria dos consumidores já não estão dispostos a mudar de telemóvel todos os anos, preferem esperar, pois o modelo mais recente afinal de contas não é assim tão melhor que o modelo antigo, por isso não justifica o gasto.

Mas o mesmo acontece com o modelo de há dois anos ? Se ainda possui um Samsung Galaxy S7(ou até mesmo um telemóvel equivalente) e decidiu deixar passar o S8, talvez o S9 seja o telemóvel que tem estado à espera.

Design

O Samsung Galaxy S7 é um telemóvel bonito, com um aspecto ainda muito actual, isto tendo em conta que vivemos agora no mundo dos ecrãs ‘infinitos’ e das mono-celhas.

No entanto no lado do S9 as margens são bastante mais reduzidas, o que quer dizer que irá ter um ecrã significativamente maior, num telemóvel que tem basicamente o mesmo tamanho e peso do S7, até o sensor de impressão digital foi posto na traseira para dar mais espaço para o ecrã.

Temos de falar obrigatoriamente de uma mudança que é invisível aos olhos menos atentos, que é a inclusão de um sistema de colunas estereo no S9, que acreditem, faz muita diferença.

Ambos têm também saída para auscultadores, algo raro nos dias que correm.

Ecrã

Samsung Galaxy S7 S9

O Galaxy S7 tem um ecrã Super AMOLED de 5.1” com uma resolução de 2560 x 1440 e ainda 557ppi, oferecendo uma qualidade de imagem brutal mesmo passados dois anos desde o seu lançamento.

Já o ecrã Super AMOLED do S9 é significativamente mais alto, com 5.8′ e uma resolução de 2960 x 1440, mas com menos 7ppi, por isso além do tamanho, aqui não vai encontrar grandes diferenças entre os dois.

Processador e Armazenamento

Samsung Galaxy S7 S9

O Galaxy S7 possui um processador de oito núcleos Exynos(4 x 2.3GHz and 4 x 1.6GHz) da própria Samsung com 4 GB de memória RAM, já o S9 tem duas variantes, uma com o Qualcomm Snapdragon e outra com processador Exynos, mas vamos apenas falar daquela que podemos encontrar no mercado Português, ou seja a versão equipada com processador também de oito núcleos Exynos(4 x 2.8GHz and 4 x 1.7GHz cores) acompanhado por 4 GB de memória RAM à semelhança do S7.

Armazenamento

O Galaxy S7 chegou ao mercado com 32 ou 64 GB de armazenamento, expansível via cartão microSD até 256GB, já o S9 oferece um pouco mais, com o modelo base a começar nos 64GB de armazenamento, existindo ainda modelos com 128 e 256 GB, também expansível via cartão microSD até 400GB.

Conclusão

Em suma, o S9 a nível de processamento é bastante mais rápido e eficiente, mas o S7 continua a ser um telemóvel bastante poderoso, cabe a si decidir se a diferença vale a pena.

Câmera

Samsung Galaxy S7 S9

Fotos

A câmera do Galaxy S7 continua a ser muito boa, mas a do S9 com a lente de abertura adaptável e melhorias a nível de processamento de imagem consegue ser ainda melhor.

Enquanto que o S7 tem uma câmera de 12 MP com uma abertura de f/1.7, o S9 tem uma lente que consegue ter uma abertura de f/1.5, o que lhe dá a capacidade de tirar fotos fabulosas em ambientes escuros, tendo também a inclusão de alguns algoritmos que combinam várias fotos para conseguir reduzir artefactos na imagem captada.

Vídeo

O S9 oferece mais opções de vídeo ao introduzir gravação 4K a 60 fps, 1080p a 240fps e ainda um modo de super câmera lenta que filma a 960 fps na resolução de 720p, isto enquanto que o S7 apenas grava 4K a 30 fps, 1080p a 60fps e a câmera lenta apenas consegue filmar a 240fps.

A câmera frontal é também significativamente melhor, com 8 MP em vez dos 5 MP do S7.

Bateria

As baterias são iguais nos dois aparelhos, a única diferença no S9 é a porta USB-C, de resto parece que a Samsung após o incidente com o Note 7 está a jogar pelo seguro, para fazer apenas telemóveis e não bombas.

Conclusão – Galaxy S7 vs Galaxy S9

Sou da opinião que se for um entusiasta de telemóveis, trocar de máquina de 2 em 2 anos é o ponto óptimo, até porque como podemos ver pelos fabricantes mais famosos como a Samsung ou até mesmo a Apple(neste caso até mais de 2 anos), as grandes mudanças só acontecem de 2 em 2 anos.

Por exemplo, os iPhone 6/6S, poucas diferenças a nível de design mas um bom boost de performance, ou os Galaxy S6/S7, ou até agora o S8/S9, são modelos muito semelhantes, com refinamentos em algumas área, as marcas actualmente preferem fazer isto, do que lançar um design completamente novo.

No entanto acho o S7 um excelente smartphone, e sinceramente a não ser que tenha o dinheiro de parte para gastar ou o seu S7(ou telemóvel equivalente) esteja às portas da morte, não o trocaria pelo novo S9.

Preço

O problema agora já será a vossa carteira, enquanto que talvez encontre o S7 por volta dos 300/400€, o novo topo-de-gama S9 irá custar entre os 800/900€ dependendo da configuração que escolher.

Samsung Galaxy S7 S9
S8 – uma excelente escolha se não quiser comprar o S9.

Mas se não quiser um contrato, ou não precisar do último grito da linha Galaxy, espere algumas semanas, que irá ver o preço do S8 baixar significativamente, não é tão bom quanto o S9 mas não está assim tão longe como algumas pessoas pensam.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

3 comentários em “Samsung Galaxy S9 vs Galaxy S7, vale a pena mudar ?”

  1. Tanto alarido com a pré-venda e hoje quase uma semana depois do inicio da comercialização ainda não esta a venda o S9+ Azul.
    Anulei uma encomenda pois a loja PcDiga, nem uma informação se digna a prestar sobre o assunto.
    Desta vez vou largar de vez a Samsung e a quanto a Pcdiga nem quero ouvir falar.

Deixe um comentário