Samsung Galaxy S9/S9+: A estrela que mais brilhou no MWC


Por em

Depois do sucesso do Galaxy S8 e do Note 8, o mundo aguardava em peso pela estreia do Samsung Galaxy S9 e S9+ que ocorreu hoje em Barcelona no MWC. Agora que estes equipamentos foram oficializados, fiquem a conhecer tudo o que precisam de saber.

O Ecrã

O Galaxy S9 vem com um ecrã Super AMOLED Quad HD+ de 5,8 polegadas com uma relação de aspecto 18,5:9, resultando numa densidade de pixéis de 570 ppi. O S9 Plus mantém as mesmas caraterísticas mas aumenta o painel para as 6,2 polegadas. Segundo o fabricante coreano os ecrãs do S9 e S9+ têm 15 por cento mais brilho do que o Galaxy S8.

O Galaxy S9 Plus representa a opção mais poderosa. Enquanto o S8 e o S8 Plus tinham exatamente a mesma memória, o S9 possui 4 GB de RAM que passa a 6GB no caso do S9+.

No entanto a maior diferença entre os dois equipamentos são as configurações da câmera. O Galaxy S9 possui um único sensor Dual Pixel de 12 MP com aberturas duplas f/1.5 e f/2.4. Já o S9 Plus vem com uma configuração de câmara dupla – um sensor grande angular de 12 MP e um telefoto também com 12 MP.

Processador e Capacidade de armazenamento

A versão que chega a Portugal vem com o processador Samsung Exynos 9810. A isto junta-se uma capacidade de armazenamento interno de 64GB e um slot que permite acomodar cartões microSD até 400GB.

O Design

Como já havíamos referido por várias vezes na Leak, não contem com grandes mudanças ao nível de design no S9. A gama S8 destacou-se por uma clara evolução neste campo e como tal não havia necessidade de se estar a criar algo de novo, mas sim de aperfeiçoar o que já estava feito.

Os Galaxy S9 e S9 Plus são em tudo semelhantes ao S8, mas um pouco mais pequenos. Isto foi possível graças à redução das molduras superior e inferior. O S9 é cerca de 1,2 mm menor do que o S8 e o S9 Plus é aproximadamente 1,4 mm menor do que o S8 Plus.

Ao nível do design importa ainda destacar que agora o sensor de impressões digitais está exatamente no sítio onde deveria sempre ter estado, ou seja, logo abaixo da câmara.

Câmaras com abertura variável e gravação em câmara lenta

Enquanto o Galaxy S8 e o S8 Plus só ofereciam pequenas melhorias em relação aos antecessores, com o Galaxy S9 a história é outra, a começar pelas aberturas duplas no mesmo sensor.

A Samsung afirma que o sensor funciona de forma semelhante ao olho humano – quando está a tirar fotos com muita luz, a lente contrai-se e deixa entrar menos luz. Se estiver numa sala escura, o sensor abre-se e deixa entrar mais luz. A escolha da abertura é totalmente automática e não requer a intervenção do utilizador.

Importa salientar que a Samsung incluiu um novo sistema de processamento de imagem no S9 que na prática processa várias imagens até criar o que será a melhor fotografia. O novo processador de imagem inclui a sua própria memória DRAM para lidar com todo o processamento e não causar quaisquer atrasos.

A inclusão de um processador de imagem dedicado significa que o Galaxy S9 e o S9 Plus também podem suportar a captura de vídeo em câmara lenta a 960 fps com qualidade 720p.

Emojis com Realidade Aumentada

A Samsung lançou a sua própria versão dos Animojis da Apple e chamou-lhes AR Emoji.

Estão disponíveis dois estilos diferentes de AR Emoji – os mais baseados em desenhos animados ou então os mais parecidos com a vida real com base na foto submetida pelo utilizador. Caso opte pelo modo realista o utilizador tem várias funcionalidades à disposição como a possibilidade de personalizar os cabelos, tom de pele, roupas e até acessórios.

Quando terminar a personalização, pode guardar o AR Emoji na galeria em forma de GIFs ou adicioná-lo como atalho de teclado para partilhar rapidamente com amigos.

Intelligent Scan: Sistema Inteligente de Desbloqueio

A Samsung aproveitou a linha Galaxy S9 para combinar dois métodos de segurança biométrica num sistema denomindo Intelligent Scan. Este sistema combina a análise à íris com o desbloqueio de rosto para garantir uma forma mais segura de desbloquear o seu smartphone.

Um aspecto interessante é que os diferentes métodos de desbloqueio da linha S9 acabam por ser utilizados para fins diferentes. O sistema de análise da íris será utilizado em aplicações que exigem um nível de segurança maior, como aplicações bancárias ou o Samsung Pay. Para as outras funções utiliza o desbloqueio facial.

Melhorias no áudio

O Galaxy S9/S9+ revela uma enorme preocupação da Samsung com o áudio, notória pela integração de um sistema estéreo que segundo este fabricante disponibiliza um som 1,4 vezes mais alto que os alti-falantes que estão presentes no S8.

Preços

Quando a preços o Samsung Galaxy S9 vai custar 869,90 Euros em Portugal, enquanto o Galaxy S9+ verá o preço chegar aos 969,90€.

Especificações técnicas:

 Galaxy S9Galaxy S9+
OSAndroid 8 (Oreo)
Ecrã5.8 polegadas: Quad HD + Curved Super AMOLED, 18.5:9 (529ppi)6.2 polegadas Quad HD + Curved Super AMOLED, 18.5:97, 8 (570ppi)
Dimensões147.7mm x 68.7mm x 8.5mm, 163g, IP68158.1mm x 73.8mm x 8.5mm, 189g, IP689
CâmaraTraseira: Super Speed Dual Pixel 12MP AF sensor com OIS (F1.5/F2.4)

Frontal: 8MP AF (F1.7)

Traseira: Dupla Câmara com Dual OIS

–      Ângulo Aberto: Super Speed Dual Pixel 12MP AF sensor (F1.5/F2.4)

–      Telephoto: 12MP AF sensor (F2.4)

–      Frontal: 8MP AF (F1.7)

AP10nm, 64-bit, Octa-core processador (2.7 GHz Quad + 1.7 GHz Quad)
Memória4GB RAM

64GB/128GB/256GB + Micro SD Slot (até 400 GB)

6GB RAM

64GB/128GB/256GB + Micro SD Slot (até 400GB)11

Cartão SIMSIM Singular: Nano SIM

Dual SIM (Hybrid SIM): Nano SIM + Nano SIM ou entrada MicroSD

Bateria3,000mAh3,500mAh
Carregamento rápido por fios compatível com QC 2.0

Carregamento rápido sem fios compatível com WPC e PMA

Rede4X4 MIMO melhorado / CA, LAA, LTE Cat.18
ConectividadeWi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5GHz), VHT80 MU-MIMO, 1024QAM, Bluetooth® v 5.0 (LE até 2Mbps), ANT+, USB type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo, Glonass, BeiDou)
PagamentoNFC, MST
SensoresSensor de íris, sensor de pressão, Acelerómetro, Barómetro, sensor de impressões digitais, giroscópio, sensor geomagnético, sensor Hall, sensor HR, sensor de proximidade, sensor de luz RGB
Desbloqueio / AutenticaçãoTipo de bloqueio: padrão, PIN, password

Tipo de bloqueio biométrico: scanner de iris, scanner da impressão digital, reconhecimento facial, scan inteligente: autentificação multimodal biométrica com scanning da íris e reconhecimento facial

ÁudioColunas stereo afinadas pela AKG, som surround suportado pela tecnologia Dolby Atmos, formato de playback de áudio: MP3, M4A, 3GA, AAC, OGG, OGA, WAV, WMA, AMR, AWB, FLAC, MID, MIDI, XMF, MXMF, IMY, RTTTL, RTX, OTA, APE, DSF, DFF
VídeoMP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM
Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, MWC 2018

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Nokia 8110: o telemóvel do Matrix está de volta!

O que é a abertura variável que está na câmara do Galaxy S9?

Seguinte