Samsung Galaxy S9+ custa mais 34 Euros a produzir que o S8+

O Galaxy S9 Plus da Samsung custa mais 34 Euros a produzir do que o Galaxy S8 Plus, segundo um novo estudo da IHS Markit. Esta consultora indica que o topo de gama da Samsung, com ecrã de 6.2 polegadas, tem um custo total de produção de 304 Euros, o que supera os custos de fabrico de qualquer outro equipamento deste fabricante e o coloca na mesma linha do iPhone X.

Existem vários fatores que podem explicar este elevado custo de fabrico, mas o custo da memória flash NAND é sem dúvida o principal responsável.

A elevada procura por chips de memória que levaram ao aumento dos custos de produção do Galaxy S9 Plus, contribuem por outro lado para que este fabricante goze de uma boa saúde financeira nos últimos trimestres. Importa salientar que a Samsung conseguiu tornar-se no maior fabricante de chips do mundo, destronando a Intel após décadas de domínio neste segmento.

Outro fator que contribui para os elevados custos de produção é a configuração de câmara dupla onde um dos sensores possui uma abertura variável, podendo alternar mecanicamente entre os f/1.5 e f/2.4. Estes componentes são caros uma vez que necessitam de partes móveis que normalmente não são encontradas nos sensores de imagem presentes nos dispositivos móveis.

Se a Samsung mantiver a vontade de continuar a utilizar este sistema e incitar outros fabricantes a fazerem o mesmo, é normal que acabe por baixar de preço.

Apesar de ter incorrido em custos de fabrico sem precedentes e contrários às expectativas da indústria, a Samsung não aumentou o preço da linha Galaxy S9 em comparação com a série Galaxy S8, na grande maioria dos mercados.

Todos os sensores de imagem, incluindo o sistema de análise da íris, custam à Samsung 36 Euros, sendo que desses 28 Euros são para o sistema de abertura variável. Já o processador Qualcomm Snapdragon 845 custa 54 Euros, enquanto o novo painel Super AMOLED tem um preço de 64 Euros por unidade.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também

4 Comments