Samsung Galaxy S8 vs S9 vs S10: Está na altura de mudar?

Samsung Galaxy S10

Samsung Galaxy S8 vs S9 vs S10: Está na altura de mudar? – A Samsung lançou finalmente a gama de telemóveis Galaxy S10, para não só comemorar o décimo aniversário da gama, como também meter a Huawei em sentido!

Portanto, se já tem no seu bolso, um Galaxy S8/S8+, Galaxy S9/S9+, está na altura de tomar uma decisão… Será que está na altura de perder a cabeça e mudar de smartphone?

Existe uma grande série de fatores que tem de considerar! O novo ecrã significa um grande salto qualitativo em relação aquilo que já tem? E a qualidade fotográfica? Como é a autonomia do novo aparelho?

Vamos tentar perceber isto nas próximas linhas!


Gosta de ter um ecrã grande e que aproveite o espaço para causar um ‘feeling’ de imersão? Então talvez esteja na hora de comprar o novo S10!

Quando o Galaxy S8 chegou ao mercado, trouxe consigo o ecrã ‘Infinity’ (18.5:9), bem como margens bastante mais pequenas em relação ao modelos anteriores, e claro, a concorrência.

Pois bem, depois veio o Galaxy S9, as dimensões ficaram exatamente as mesmas… Algo que não se repetiu com o Galaxy S10!

A Samsung implementou ecrãs significativamente maiores com o Galaxy S10 (6.1”) e S10+ (6.4”). Aliás, o ecrã do Galaxy S10 ‘normal’, tem ao fim ao cabo, o mesmo tamanho do modelo ‘Plus’ do passado.

E talvez ainda mais importante que tudo isto… Embora os ecrãs tenham aumentado de tamanho, as dimensões dos aparelhos não são muito diferentes dos modelos anteriores. Além disto, as resoluções também acompanharam o aumento do tamanho dos ecrãs, com ambos os modelos a contar com a resolução de 3040 x 1440 QHD+ (em vez de 2960 x 1440 dos anteriores modelos)

Está à procura de um novo e interessante design? Mais uma vez, o Galaxy S10 cumpre!

S8 vs S9 vs S10

A Samsung já anda no mercado de smartphones há muitos anos, e sempre foi capaz de lançar aparelhos bonitos e funcionais. Aliás, o Galaxy S9 era bonito e uma autêntica ‘besta’ da performance, no entanto, deu-se mal no mercado… Provavelmente devido a um conjunto de fatores, como a utilização do mesmo design, preço elevado, e estagnação de mercado.

Dito isto, desta vez, a Samsung mudou o design! Sim, as curvas ‘Edge’ continuam, e o ‘Audio Jack’ de 3.5mm também… Até o botão Bixby continua lá a ocupar espaço no sítio do costume… (Mas agora pode ser reprogramado!!!!!)

Mas depois de olharmos para tudo isto, temos um sensor de impressão digital no ecrã, margens extremamente reduzidas, bem como o novo orificio onde as câmeras frontais se encontram, que na minha opinião é como a Coca-Cola, primeiro estranha, mas depois entranha!

Afinal de contas, a Samsung foi uma das únicas fabricantes que conseguiu aumentar o tamanho do ecrã, sem utilizar a afamada ‘Notch’! (Ou qualquer um dos mecanismos deslizantes ou ‘pop-up’, que apareceram no mercado Chinês.)

Contudo, se não gosta do design do ecrã, então o S10 não é mesmo o telemóvel para si!

Precisa de mais armazenamento? O Galaxy S10 tem para dar e vender!

Se tem a versão base do Galaxy S8 ou Galaxy S9, então é provável que apenas tenha 64 GB disponíveis no seu smartphone. Por isso, a não ser que já tenha um cartão SD com bastante espaço, fique a saber que o Galaxy S10 começa com o mínimo de 128GB, e pode ir até ao 1TB… Sem contar com o suporte a cartão SD!

Precisa de mais performance?

Na minha opinião, se tem um Galaxy S8 ou Galaxy S9, está ainda muito bem servido! Ainda assim, é certo que com um Galaxy S10, vai ter um smartphone mais rápido e mais eficiente. Afinal, nas antigas versões base, a memória RAM ficava pelos 4GB… Enquanto no Galaxy S10, estamos a falar de 8GB de RAM, até na versão mais barata. (Aliás, o Galaxy S10+ até tem uma versão com 12GB de memória!)

Ou talvez precise apenas de mais bateria?

Samsung Galaxy S10 S8 vs S9 vs S10

Por acaso, neste campo, a Samsung continua a ser bastante conservadora… Provavelmente ainda com pesadelos devido ao ‘fail’ do Note 7.

Contudo, enquanto o S8 e S9 ofereciam 3000mAh (3500 na versão Plus), o Galaxy S10 começa com 3400mAh, com a versão Plus a oferecer uns decentes 4100mAh.

Em paralelo, é preciso dizer que o SoC é agora de 8nm, e por isso, um pouco mais eficiente no gasto de bateria.

Afinal, o que quer mesmo é tirar melhores fotografias?

S8 vs S9 vs S10

Muito consumidores hoje em dia, trocam de telemóvel à procura de uma melhoria na qualidade fotográfica! Dito isto, o Galaxy S10 realmente significa um acréscimo de qualidade, mas será que vale a pena trocar se já tem um S8 ou S9?

É uma pergunta difícil, que prefiro responder depois de análise detalhada.

S8 vs S9 vs S10 – Então… Vale ou não a pena mudar de telemóvel?

Se quer um telemóvel com um ecrã maior e melhor, bem como mais armazenamento e mais desempenho, claro que sim! Mas… Precisa de ter em atenção o preço do Galaxy S10!

Como qualquer topo de gama em 2019, é um telemóvel caro, e por isso, é preciso perceber se vale ou não a pena fazer o investimento… E a isso, apenas você pode responder!