Samsung dá mais um passo para o fim das máquinas fotográficas

Há rumores de que o Samsung Galaxy S21 Ultra vai manter o mesmo sensor de 108MP do antecessor. Embora tenha algumas modificações. Dito isto, a gigante sul-coreana já havia expressado o seu desejo de desenvolver um sensor de 600 MP que vai para além do olho humano. Esta novidade da Samsung pode mesmo ser o fim das máquinas fotográficas. Isto porque ficamos com uma qualidade fantástica nos smartphones. No entanto, a versão atual é aparentemente muito volumosa e pode demorar um pouco até que uma unidade comercial seja anunciada. Antes disso, provavelmente teremos uma câmara de 200 megapíxeis da Samsung.

Samsung dá mais um passo para o fim das máquinas fotográficas

O leakster Ice Universe confirma isto. Assim afirma que a Samsung vai lançar novos sensores este ano, o primeiro dos quais seria uma unidade de 200MP. De facto, o mais recente leak parece sugerir que o sensor de 200MP da Samsung está ao virar da esquina. Isto significa que o veremos em ação em breve. Não foi fornecida mais nenhuma informação.

Samsung fim máquinas fotográficas

Em março de 2020, foi dito que a Samsung iria lançar um sensor de 150 MP de 1 polegada no quarto trimestre, mas isso não aconteceu.

Um pouco depois ouvimos um rumor sobre um sensor de 250MP. De acordo com essas informações, a unidade de 250 MP será um pouco maior do que o sensor de 64 MP de 1/1,72 polegadas da Samsung e a unidade de 108 MP de 1/1,33 polegadas.

Nos últimos anos, ficou claro que software e a aprendizagem de máquina são tão importantes quanto o hardware quando se trata de fotografia. Dito isso, a importância do hardware não pode ser subestimada. Para além disso, a visão da Samsung é criar sensores que se expandam para outras áreas, como saúde, agricultura, IoT, drones e automóveis.

Mas será mesmo o fim das câmeras fotográficas?

Do ponto de vista dos fotógrafos profissionais, com equipamentos sofisticados, a resposta é claramente não. Nunca verá fotógrafos profissionais a utilizarem smartphones como a sua câmara principal em casamentos e eventos esportivos. Mas e os fotógrafos amadores? E os pais, os adolescentes e todos os outros? Pode uma pessoa com pouco ou nenhum treino tirar melhores com um smartphone do que com uma DSLR? Isso já pode acontecer!

É verdade que os nossos smartphones não disponibilizam o alcance de uma lente telefoto de 200 mm, mas o que falta ao nível do alcance é compensado pela espontaneidade. As pessoas vão com os smartphones para todo o lado. Com as máquinas fotográficas nem sempre acontece.

Uma DLSR com uma lente de 200 mm será ótima em muitos cenários, mas também será pesada. Com o smartphone é só tirar do bolso e fotografar.

É verdade que ainda vai levar algum tempo até termos verdadeiros sensores de alta resolução nos smartphones. Já há varias tentativas por parte da Samsung e da Huawei mas ainda não estamos no ponto certo. No entanto, a maioria das pessoas não necessita de tanta resolução, a menos que vá imprimir as fotos num tamanho de um poster. Se imprimir as imagens num tamanho normal, as fotos ficam fantásticas quando tiradas com luz decente. Se as quiser ver no portátil ou na TV está igualmente bem servido.

Samsung fim máquinas fotográficas

Para além disso temos a conveniência. Quando acabamos de tirar uma foto com o smartphone podemos editar logo as imagens no Lightroom, publicar as melhores no Instagram e fazer backup das suas fotos para a cloud sem necessitar de remover um cartão de memória ou ligar um equipamento ao computador. Numa DSLR já são necessários mais passos.

Será que a conveniência vai ganhar à qualidade? Só o tempo o dirá. O que é certo é que a Samsung está a fazer um bom caminho nesta questão das câmaras fotográficas.

 

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!