No ano passado, alguns sinais começaram a aparecer que os 25 anos no topo da tabela alimentar estavam a acabar para a Intel, com a Samsung a começar a morder os calcanhares.
Finalmente aconteceu, a Samsung conseguiu roubar o titulo, e é agora a maior fabricante de processadores, pelo menos em termos de dinheiro.
Apesar da Intel manter o trono desde 1992 e mesmo com um recorde anual de receitas em 2017, os 62.8 mil milhões de dólares não chegaram para manter a Samsung em segundo lugar, com esta a atingir os 69.1 mil milhões de dólares !
Claro que o foco da Intel continua nos processadores x86, onde ainda é líder com larga margem, dominando cerca de 90% do mercado de PCs desktop, no entanto a empresa Sul Coreana capitalizou no boom da industria mobile o que parece estar a dar os seus dividendos.
Actualmente, podemos encontrar componentes Samsung em quase qualquer smartphone no mercado.
A juntar a isto, a empresa espera ainda uma grande procura de memória de alta densidade para servidores cloud e ainda processadores para eletrónica automóvel e inteligência artificial, ou seja, mais um grande aumento nos lucros.