Samsung já tem concorrente ao ChatGPT para uso interno

A Samsung está a planear revelar a sua ferramenta de IA generativa concorrente do ChatGPT no próximo mês. De acordo com os meios de comunicação social coreanos, a empresa irá demonstrar a nova ferramenta durante o seu evento Real Summit 2023 em Seul, Coreia do Sul, a 12 de setembro. A última edição do evento tecnológico anual centrar-se-á na IA generativa e nas tecnologias cloud.

Samsung já tem concorrente ao ChatGPT para uso interno

Sabe-se que a Samsung está a desenvolver uma ferramenta de IA interna desde, pelo menos, maio deste ano. Os meios de comunicação social locais afirmaram que a empresa se associou à empresa nacional de tecnologia Naver no projeto, que ainda não tem nome. O seu co-CEO Kyung Kye-hyun confirmou os planos no mês seguinte. No entanto, não revelou quando é que a ferramenta estará disponível.

Entretanto, os relatórios sugeriam que a Samsung se apressaria a lançar o produto. Parece que a empresa agora está pronta para mostrar a ferramenta ao mundo. A empresa coreana vai demonstrar a solução de IA aos seus clientes e à comunicação social durante o evento tecnológico que terá lugar dentro de algumas semanas, informa o Korea Daily. Não é claro se será o produto final ou se a Samsung está a levar uma versão inicial da ferramenta para o Real Summit 2023.

A IA generativa está na moda ultimamente. Quase todas as ferramentas online que utilizamos atualmente incluem algum tipo de funcionalidades generativas baseadas em IA. O ChatGPT iniciou a tendência, mas atualmente temos centenas de produtos deste tipo. Alguns são ferramentas autónomas capazes de responder a todas as perguntas, enquanto outros são especializados numa determinada área ou estão integrados em produtos existentes.

A ferramenta de IA da Samsung, entretanto, será um pouco diferente.

O serviço sem nome foi concebido para ajudar a empresa a melhorar e a acelerar os processos empresariais. A empresa pretende utilizar a ferramenta em várias áreas de negócio, incluindo a análise de dados e o fornecimento de informações para a produção de chips, a gestão de custos, a transcrição de ficheiros de áudio ou notas de voz, a tradução de documentos e o serviço de apoio ao cliente.

Por outras palavras, a alternativa ChatGPT da Samsung será privada para a empresa. Não estará disponível para o público, pelo menos não é esse o plano para já. A empresa coreana desenvolveu a ferramenta para uso interno depois que alguns funcionários deixarem escapar inadvertidamente informações críticas sobre chips por meio do ChatGPT. Isto aconteceu quando a Samsung permitiu que os funcionários usassem a ferramenta de IA da OpenAI para acelerar alguns trabalhos no início deste ano.

Desde então, a empresa proibiu a utilização de todas as ferramentas de IA generativas de terceiros em dispositivos oficiais e redes internas. Mas isto significa que está a perder potenciais avanços comerciais com a ajuda da IA. É provavelmente por isso que a Samsung está a apressar-se a lançar a sua solução interna.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados