Samsung aumenta armazenamento dos smartphones para 512GB

A grande maioria dos equipamentos atuais vêm com capacidades de armazenamento que variam entre os 32GB e os 64GB. No entanto, já existem opções no mercado que disponibilizam a elevada capacidade de  256GB, sendo esse o máximo que podemos obter. A Samsung pretende mudar isto e como tal iniciou a produção em massa de armazenamento eUFS com a capacidade de 512 GB.

O novo sistema de armazenamento tem as mesmas dimensões físicas do modelo com 256GB, o que são boas notícias. A Samsung criou-o com chips de 512 gigabits de 64 camadas, oito deles, enquanto o armazenamento antigo eUFS usava chips de 48 camadas.

O novo sistema de armazenamento promete leituras sequenciais de 860MB/s e gravações sequenciais de 255MB/s. Na prática, leva 6 segundos para copiar um ficheiro de 5GB a partir deste sistema de armazenamento e 20 segundos para copiar um ficheiro com a mesma dimensão para ele. A Samsung estima que pode armazenar 21 horas de vídeo 4K nosnovos chips.

O desempenho ao nível das aplicações é semelhante à geração anterior – 42.000 IOPS e 40.000 IOPS, respectivamente. Compare-os com o desempenho dos cartões SD / microSD:

Tecnologia Leitura aleatória (IOPS) Escrita Aleatória (IOPS)
Samsung 512GB eUFS 42,000 40,000
Samsung 256GB eUFS 45,000 40,000
SD A2 4,000 2,000
SD A1 1,500 500

A Samsung pretende usar estes novos chips de 64 camadas em SSDs e cartões de memória e não apenas no armazenamento do telefone. A produção destes, bem como os chips mais antigos de 48 camadas, serão aumentados no futuro, por isso esperamos que os telefones de alcance médio tenham mais armazenamento.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Fiido acabou de fazer recall à sua e-bike Fiido X

Pensava que as ações de chamada (recall) aconteciam apenas...

Bitcoin: a valorização e todas as outras questões respondidas!

A Bitcoin continua a sua tendência de subida de...

Bitcoin: o que é e como funciona esta criptomoeda

Não só a Bitcoin é a primeira criptomoeda, como...

Usa Chromium? A Google vai implementar novas restrições!

O Google decidiu mudar as regras nas APIs do...

Xiaomi Mi Watch: imagens oficiais já chegaram à Internet!

Xiaomi Mi Watch: Renderizações oficiais chegaram à Internet -...