Quinta-feira, Julho 17, 2025

Samsung apostou na IA? Sim. Mas agora tens de pagar!

Não é a primeira vez se fala desta possibilidade, e como tal, onde há fumo… Há quase sempre fogo.

Caso não se lembre, a Samsung lançou o seu pacote Galaxy AI em janeiro de 2024 com pompa e circunstância, ao apresentar a série Galaxy S24 como a primeira geração de smartphones “inteligentes” com funções de IA generativa. Na altura, foi garantido que estas funcionalidades seriam gratuitas até ao final de 2025.

O que muitos levaram como um aviso! Ou melhor, que seria algo dependente do sucesso da IA no mundo dos smartphones. Um sucesso que honestamente ainda acho “fraco”, mas… A IA é cara, e como tal, a Samsung quer dinheiro.

Galaxy AI: a caminho da subscrição mensal?

AstroPortrait Galaxy S24, reparar o ecrã do telemóvel, Circle to Search S24, iPhone 17 galaxy, Android Auto no Galaxy S24. Ecrãs Galaxy S24 problemas

Segundo relatos vindos da Coreia do Sul, a Samsung está mesmo a preparar um modelo de subscrição para o Galaxy AI.

Mais concretamente, a ideia será aplicar um plano pago a algumas funcionalidades, e o anúncio pode acontecer já no evento de apresentação dos novos dobráveis Galaxy Z Fold 7 e Flip 7. Caso isso não se confirme, é quase certo que será antes do final do ano, para cumprir o tal “aviso prévio” que a marca já tinha deixado em 2024.

Aliás, a nova página de produto do Galaxy S25 Edge, lançado recentemente, já indica que o Galaxy AI será gratuito só até ao final de 2025. O que sugere, sem rodeios, que a Samsung está prestes a mudar as regras do jogo.

Vale a pena pagar pelo Galaxy AI?

O Galaxy AI combina modelos de IA locais e cloud, o que por sua vez permite coisas como tradução em tempo real no próprio dispositivo, resumos automáticos, edição inteligente de fotos, entre outras. A Samsung foi atualizando e expandindo o Galaxy AI com cada novo lançamento, introduzindo até uma barra interativa chamada “Now Bar” na interface One UI 7, que mostra sugestões contextuais em tempo real.

Assim, a Samsung, ao lado da Google com os seus Pixel, é a fabricante que mais tem vindo a apostar na IA. Isto é certo. Mas… Daí até pedir dinheiro…

A questão do custo (e da dependência do Google)

Uma parte do problema é que o Galaxy AI não é 100% feito pela Samsung. Muitas das funcionalidades dependem de modelos externos, como o Gemini da Google, que já está integrado nos Galaxy mais recentes.

Mas é aqui que a coisa fica muito interessante. É que temos vários rumores de que a Google está a pagar à Samsung para garantir visibilidade do Gemini nos seus equipamentos. Por isso, porquê ir pedir dinheiro aos clientes?

O que esperar nos próximos meses?

Com a chegada dos novos dobráveis Fold 7 e Flip 7, e o lançamento dos óculos XR do projeto Moohan já no horizonte, a Samsung parece querer consolidar o Galaxy AI como um ecossistema completo. Se isso vai resultar em valor real para o utilizador… depende do preço final e da utilidade das funcionalidades bloqueadas.

Isto porque, o IA não vai ser todo pago. Apenas as funcionalidades mais avançadas, e que mais puxem pelos modelos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também