Como deve saber, se por ventura tem estado atento às notícias relativas à remoção dos mais recentes smartphones Samsung Galaxy da base de dados de vários programas benchmark, como o GeekBench. A Samsung está novamente em ‘maus lençóis’ junto dos consumidores.
Mas será que isto faz algum sentido?
Como já disse várias vezes na Leak.pt, os benchmarks já não servem para ter uma ideia da potencial performance de um aparelho no dia a dia. Sendo todo este assunto, a prova dessa mesma afirmação.
Samsung a passar mal com os benchmarks? O drama! O Horror!
Portanto, estamos a falar do novo Game Optimization Service, uma funcionalidade que a Samsung decidiu implementar na sua nova gama de smartphones Galaxy S22.
Onde está o drama?
Pois bem, há quem esteja a avançar que a Samsung está a aproveitar a funcionalidade para fazer batota nos testes sintéticos de performance, como é o GeekBench.
Ou seja, o GOS (Game Optimization Service) faz com que a velocidade de qualquer Galaxy S22 seja maior numa lista concreta de apps, onde se encontram vários jogos e programas benchmark, em vez de igual em todos os programas.
Mas não é isto que um smartphone moderno deve fazer?
Limitar a velocidade do processador, em certas tarefas, para maximizar a autonomia da bateria, e prevenir aquecimento desnecessário do hardware do aparelho?
É certo que a Samsung poderia ter sido mais transparente. Podia ter apresentado o GOS no evento de lançamento do Galaxy S22, como uma funcionalidade de gestão de desempenho. Mas todo o drama que estamos a assistir na Internet? É simplesmente desnecessário.
A própria Samsung já anunciou que a próxima atualização vai possibilitar ligar ou desligar o OGS, ou quem sabe, gerir que apps podem ou não estar dentro da ‘novidade’.
Em suma, o Galaxy S22 Ultra, mesmo com este sistema de otimização de recursos, e tantas críticas espalhas pela Internet, fruto desta ‘descoberta’, é um dos aparelhos mais poderosos, e com mais potencial de aumento para a sua produtividade do mercado. Assim, na minha mais honesta opinião, se querem realmente criticar a Samsung, critiquem noutros pontos, como o uso de plástico em vez de vidro. da remoção dos earphones AKG e carregador da caixa, ou claro, uma das que mais me irrita, o lançamento de uma versão com apenas 8GB de memória RAM, na gama ‘Ultra’.
Esta coisa do OGS, é uma montanha que vai parir um rato.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que isto é assim tão importante quanto isso? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!