Samsung 980 Pro: Mais rápido que o SSD da PS5 e prestes a chegar!

A Samsung é uma das gigantes do mundo da memória, fornecendo muito dos chips DRAM e NAND Flash que vemos nos módulos de memória RAM e SSDs do mercado. E como tal, é também uma das referências no mundo dos SSDs, sendo responsável por várias gamas capazes de fazer as delícias dos consumidores, tanto no aspeto do desempenho, como no preço.

Dito tudo isto, apesar de ser uma referência no mercado de armazenamento SSD, a Samsung ainda não lançou nenhuma solução feita a pensar para o recente standard PCIe 4.0. Muito provavelmente, porque ninguém estava à espera que a AMD tivesse tanto sucesso com a sua plataforma X570. E que por isso, tantos consumidores aderissem tão rapidamente à nova tecnologia.

Mas isto está prestes a mudar… É que a Samsung já tem todas as certificações necessárias para o lançamento da sua gama de SSDs M.2 NVMe PCIe 4.0 980 Pro, onde poderemos encontrar 3 modelos com capacidades bem diferentes.



Samsung 980 Pro: Mais rápido que o SSD da PS5 e prestes a chegar!

980 pro:

Portanto, como referência que é, a Samsung não está para brincadeiras. Ou seja, vai entrar no mercado de SSDs PCIe 4.0 com o produto mais rápido possível. Assim, vamos receber modelos de 1TB, 500GB e 250GB, capazes de chegar às velocidades de leitura de 6500 MB/s, e velocidades de escrita de 5000 MB/s.

Entretanto, como a capacidade máxima fica pelo 1TB, é provável que a Samsung esteja a apostar na tecnologia MLC (2 bits por célula). Utilizando assim um controlador da sua autoria para tirar vantagem da interface PCIe 4.0 x4.

Em suma, apesar de ainda não termos uma data de lançamento oficial, os novos Samsung 980 Pro deverão chegar ao mercado antes de Outubro. Dito isto, se por ventura quer mais capacidade de armazenamento, vai ter de esperar pelos sucessores aos atuais 970 Evo Plus! (Que já deverão utilizar memória NAND 3D TLC.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Série da Netflix acabou de ser cancelada e fãs não acreditam…

Infelizmente a Netflix continua a não dar tréguas absolutamente nenhumas quando o assunto é realmente o cancelamento de séries. Afinal de contas, depois de...

MacBook Air M1: novo modelo tem novas cores e mais portas!

A Apple vai agarrar num dos portáteis com maior sucesso no mercado, o MacBook Air M1 e vai redesenhá-lo. O objetivo é simples. Logo...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!