Sabia que também pode procurar pela cara de alguém na Internet?

Ligações rápidas

Normalmente costumamos utilizar os motores de busca mais conhecidos para procurar algo através de texto. Mas e se lhe dissermos que pode fazer outro tipo de pesquisas? Isto é especialmente útil para ficarmos a saber algo mais sobre uma determinada pessoa ou simplesmente por diversão. Vamos então dizer-lhe quais os motores de busca que pode usar para procurar pela cara de alguém na Internet.

Sabia que também pode procurar pela cara de alguém na Internet?

Google

É verdade, a Google dá para fazer isto com um simples truque. A maioria das pessoas sabe que a gigante dos motores de busca tem pesquisa por imagem. No entanto não sabem que também dá para fazer o mesmo com as caras. Mas para isso acontecer é necessário adicionar um pequeno código ao URL. Assim na pesquisa da Google e mais concretamente nas imagens carregue no ícone de câmara e escolha a imagem que quer pesquisar. Depois para fazer a pesquisa já a dar mais importância às faces que forem encontradas só tem de colocar o código &imgtype=face ao final do URL ou a outro sítio qq antes do &.

motores de busca face, procurar pela cara de alguém

Deste modo todos os resultados se vão centrar mais nas faces e eventualmente vai encontrar aquilo que procura.

Pinterest

O Pinterest também tem uma função de pesquisa inversa que podemos utilizar para encontrar outros fotos com a mesma cara ou semelhantes.

Para esse efeito só temos de carregar uma foto para lá e utilizar a lupa que está no canto inferior direito da imagem.

Aqui utilizámos o exemplo de uma imagem de um artigo, mas a ideia será utilizarem uma foto real.

Entretanto um pormenor interessante do Pinterest é que até nos permite selecionar apenas uma parte da imagem para os resultados serem ainda mais específicos. Neste caso se estiverem várias pessoas e nos quisermos focar em apenas uma.

Pimeyes

Semelhante à pesquisa da Google, o PimEyes usa imagens e reconhecimento facial para pesquisar por rostos semelhantes em mais de 10 milhões de sites. E o sistema é mesmo muito completo. Por exemplo, pode pesquisar o rosto de um ator famoso usando quatro fotos diferentes ao mesmo tempo. Entretanto o PimEyes encontrará as fotos originais, assim como outras fotos dessa mesma celebridade.

É sem dúvida uma coisa a experimentarmos até porque nos ajuda a estar entretidos. Já experimentou motores de busca para procurar alguém pela face? Conte-nos tudo nos comentários.u

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados