Sabe qual foi o computador (PC) mais vendido de sempre?

É provável que muitos de vocês tenham tido um PC super antigo em vossa casa… Aquela clássica máquina em que viam o vosso irmão/pai/tio a trabalhar ou jogar, e que ninguém vos deixava tocar nem observar o que ali se passava. Com medo que as nossas mãos pusessem o sistema num estado crítico, ou que um simples toque no teclado, fizesse com que o PC simplesmente entrasse em combustão espontânea.

Eu pessoalmente lembro-me de ver o meu irmão a jogar uma versão do CM, em que o Vitor Baía estava no Barcelona a colecionar bolas dentro da baliza. Mas assumo, que com 27 anos, não apanhei a era dourada dos PCs, como o Apple II, Commodore 64, etc…

O que levanta uma questão… Qual foi o PC (Computador Pessoal) mais vendido de sempre?

Commodore 64

Pois bem, caso não saiba, foi o Commodore 64 que impressionou tudo e todos na CES 1982, onde foi primeiramente anunciado e revelado. Era portanto um sistema bastante mais poderoso que tudo aquilo que tínhamos no mercado.

Isto, ao mesmo tempo que custava ‘apenas’ 595$. Que na altura era muito mais dinheiro do que é hoje em dia. Mas ainda assim, era um preço super apelativo para um PC. Tudo graças à recente aquisição da MOS Technology, que permitiu a produção de cada Commodore 64, por 135$.

Para ter noção das especificações técnicas, o Commodore 64 original, tinha um CPU de 1MHz, 64KB de memória RAM. E como mencionei em cima, os 595$ pedidos na altura, equivalem hoje a uns impressionantes 1550$.

Dito isto, o PC teve tanto sucesso, que a Commodore conseguiu vender 360 mil unidades antes do fim de 1982. Saltando imediatamente para os 1.3 milhões de unidades em 1983. (O mesmo número de máquinas vendidas que a IBM e Apple combinadas, na altura)

Aliás, o PC foi tão bem sucedido, que durante uma década, as vendas continuaram sempre acima do milhão. Ou seja, é provável que tenham sido fabricados e vendidos mais que 15 milhões de Commodores 64, durante o tempo de vida da máquina. (Curiosamente, alguns especialistas, afirmam que sairam cerca de 30 milhões destes PCs, das fábricas da Commodore)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário