Ryzen 9 7950X: 16 núcleos, 32 threads e ‘quase’ 6GHz

A AMD está prestes a lançar a sua nova geração de processadores e placas gráficas, mas como é óbvio, para não inundar o mercado e arruinar as carteiras dos consumidores, uma gama vai ter de sair primeiro que a outra.

Ou seja, os processadores AMD Ryzen 7000 vão chegar primeiro, provavelmente algures em Setembro! Com as novas placas gráficas apontadas mais para o fim do ano, muito provavelmente algures em Outubro ou Novembro.

- Publicidade -

Dito tudo isto, dentro da gama de processadores Ryzen 7000, vamos ter um modelo que impressiona em várias vertentes! Estamos a falar do Ryzen 9 7950X, com 16 núcleos Zen 4 (5nm), 32 threads, e pelos vistos, capacidade de chegar aos 5.85GHz apenas com o ‘boost’ da AMD. Não é incrível?

AMD Ryzen 9 7950X: 16 núcleos, 32 threads e ‘quase’ 6GHz

ryzen

Portanto, como deve saber, o modelo topo de gama da nova geração Ryzen 7000 é o Ryzen 9 7950X com 16 núcleos e 32 threads, o mesmo exato número de cores e threads do ano passado. Mas, agora, tendo como base a arquitetura Zen 4 de 5nm, o aumento de performance é um assunto sério que deve estar a criar algum receio na sede da Intel.

Aliás, deve ser exatamente por isto que a Intel está a preparar um algoritmo próprio de ‘boost’, capaz de levar o Core i9-13900K  aos 5.8GHz.

Voltando à AMD, de forma muito resumida, muito graças às melhorias arquiteturais, e um claro aproveitamento do processo de 5nm da TSMC, a AMD é capaz de chegar “quase” aos 6GHz (5.85GHz), apenas com algoritmos de boost clock. Ou seja, com soluções de refrigeração mais agressivas e robustas, vamos facilmente ver este processador a tocar, e a ultrapassar, os 6GHz. Um processador com 16 núcleos e 32 threads, a ultrapassar os 6GHz!

Vale ainda a pena salientar que este processador, e toda a restante game Ryzen 7000 vai ser apresentada dentro de algumas horas num glorioso evento da AMD. (Bem como as novas motherboards X670 e X670E). Fique atento!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado na nova gama da AMD? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.