Ryzen 7000 em 2022 sem V-Cache! Melhor esperar por 2023?

Apesar do bloqueio da prática de OC (Overclock) no recentemente lançado Ryzen 7 5800X3D, um bloqueio que entretanto já parece ter sido ultrapassado, o processador da AMD tem sido muito bem recebido pela comunidade.

Afinal, o aumento de performance, consequência da implementação da V-Cache é real, e significativo, com os entusiastas do mundo dos PCs já a salivar a pensar naquilo que a AMD poderá conseguir oferecer, ao juntar a V-Cache 3D, a uma nova arquitetura baseada num processo de produção ainda mais avançado.

Ou seja, se o Ryzen 5800X3D, que verdade seja dita, tem como base um processo de 2020, já é tão poderoso… Como vai ser um Ryzen 7000, baseado na arquitetura Zen 4 (5nm) com cache 3D à mistura?

Pois bem, ao que tudo indica, essa pergunta só irá ter resposta algures em 2023. É que apesar do facto de os primeiros Ryzen 7000 serem lançados em 2022, muito provavelmente em Agosto. A AMD só vai apostar em modelos com V-Cache no próximo ano.

Ryzen 7000 em 2022 sem V-Cache! Melhor esperar por 2023?

Ryzen 7000

Portanto, as reviews já lançadas do Ryzen 7 5800X3D, provam que existe espaço para a tecnologia, e que o mercado está pronto a abrir os braços a toda uma nova geração de processadores, com esta ‘novidade’ incluída.

5800X3D, AMD, Ryzen

Dito isto, estava à espera que o Ryzen 7 5800X3D fosse um teste à tecnologia, para que posteriormente tudo corresse bem com o lançamento dos novos Ryzen 7000? Bem… Pode tirar o cavalinho da chuva. Ao que tudo indica, a AMD ainda não está pronta a apostar a sério na tecnologia, e como tal, os primeiros processadores da gama Ryzen 7000 vão chegar às prateleiras, em Agosto de 2022, sem a tecnologia incluída.

Porquê? Bem, aparentemente, a AMD ainda não tem volume de produção disponível para um lançamento a sério, de processadores com o novo tipo de cache implementado. Por isso, processadores Ryzen 7000 com cache 3D, apenas irão estar disponíveis no terceiro trimestre de 2023. Ou seja, vamos ter os primeiros processadores Zen 4, nas prateleiras, em Agosto de 2022, e posteriormente, vamos ter um ‘refresh’ com a nova cache, em 2023, muito provavelmente também em Agosto.

Dito isto, em 2023, é esperado que a V-Cache marque presença em toda a gama de processadores, e não apenas nas gamas mais altas.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Acer já vende placas gráficas Intel, mas quer vender AMD

A Acer é uma das maiores fabricantes do mundo...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...