O mundo dos PCs está novamente louco com ‘leaks’ relativos às novas arquiteturas gráficas da AMD e da NVIDIA. Especialmente no lado da AMD, que pelos vistos vai ser capaz de passar a perna à velha rival, ao lançar a primeira arquitetura multi-chip module do mercado, a RDNA 3.
Dito tido isto, o GPU mais poderoso desta arquitetura (Navi 31), vai dar vida à RX 7900 XT, uma placa gráfica que pelos vistos vai deixar para trás uma terminologia clássica do mundo AMD Radeon.
AMD Radeon RX 7900 XT: Nova geração traz algumas novidades ‘interessantes’

Portanto, a nova RX 7900 XT vai trazer 60 WGPs, num total de 15360 núcleos de processamento. WGPs? O que é isto? Aparentemente, a AMD vai deixar de utilizar a terminologia Compute Unit (CU), para se começar a referir a Work Group Processors (WGP).
Ou seja, inicialmente, seria de esperar que o GPU Navi 31 viesse para o mercado com 120 ou 240 CUs (Unidades de Computação), mas alguns dos ‘leakers’ mais reputados da indústria afirmam que esta estratégia de nomes está agora morta, com a AMD a preferir a já referenciada WGP. Algo que faz todo o sentido, visto que a arquitetura RDNA 3 já vai ter como base um design com vários chips dentro do mesmo ‘pacote’.
Isto é interessante porque o “Compute Unit” tem sido o bloco fundamental da família de GPUs AMD Radeon na última década.
No entanto, com a chegada dos GPUs de nova geração MCD (Multi-Chiplet Die), o número de CUs vai aumentar de forma drástica, e por isso, começa a fazer cada vez menos sentido utilizar esta terminologia. Assim, o GPU Navi 31 deverá contar com 30 WGPs, e cerca de 256 processadores Stream por WGP. O que claro está, significa 7680 núcleos de processamento por dia, num total de 15360 núcleos.
Entretanto, as coisas vão ficar ainda mais interessantes quando temos em conta o design de memória da arquitetura RDNA 3. Visto que a Infinity Cache vai subir para uns incríveis 512MB! Ou seja, 4x a quantidade de memória que podemos encontrar no GPU Navi 21, o atual GPU topo de gama.
Naquilo que deverá resultar num aumento de performance de 3x relativamente às atuais ofertas da NVIDIA (RTX 30 – Ampere).

