(Especial) Fabricantes de smartphones têm de ter cuidado!

As fabricantes de smartphones não podem fazer o que querem! – Quando a Samsung lançou um smartphone ‘explosivo’ na forma do Galaxy Note 7, foi criticada até mais não, mas acabou perdoada. Quando a Apple foi apanhada a baixar a performance do iPhone, foi criticada, foi multada, e também foi perdoada. São duas empresas gigantescas que não escaparam ao criticismo, e que passado algum tempo, recuperaram a sua reputação.

No entanto, quando empresas mais pequenas como a OnePlus são apanhadas em coisas estranhas… Pouco ou nada acontece! Isto está errado!

Mas vamos por partes.

(Especial) As fabricantes de smartphones não podem fazer o que querem!

oneplus

Portanto, caso não saiba, a OnePlus foi recentemente apanhada pelo AnandTech, a fazer algumas coisas pouco éticas com os seus mais recentes smartphones topo de gama baseados no Snapdragon 888.

Afinal de contas, para evitar um consumo exagerado de bateria, e um aumento da temperatura dentro do corpo do smartphone, a OnePlus baixou propositadamente a performance do OnePlus 9 Pro. Como? É simples! Apesar de o SoC funcionar em pleno em ambientes de teste, na grande maioria das apps mais populares do mercado, os núcleos de alta performance do processador Qualcomm Snapdragon 888 permaneciam desativados. Porquê? Segundo a OnePlus, para poupar bateria!

Aliás, a fabricante veio agora a público tentar justificar esta limitação, como se tudo fosse normal. Ora leia:

“Nos últimos anos, a performance dos SoCs que dão vida aos smartphones, chegou a um ponto, em que o seu poder é simplesmente overkill para certos cenários. Tendo isto em mente, a nossa equipa focou-se na eficiência, ou seja, em oferecer uma boa experiência, poupando bateria, e melhorando a dissipação de calor.”

Uma explicação que parece coerente! Que faz algum sentido… Mas que é imperdoável!

Primeiramente, a OnePlus anda a vender smartphones há vários anos. Sabe como? Sempre com a premissa base que são tão ou mais rápidos em comparação direto com os topo de gama mais caros do mercado. Aliás, na apresentação do OnePlus 9 Pro, a empresa afirmou que o Snapdragon 888 era o melhor do melhor. A nata dos processadores mobile! Mas depois limita-lhe a performance?

Caso não saiba, o OnePlus 9 Pro não é o único smartphone do mercado a ter como base o Snapdragon 888 da Qualcomm. No entanto, é o único que parece apresentar este problema na bateria e aquecimento. Por isso, será que o problema está no SoC “ser demasiado poderoso”, ou está no facto de a OnePlus ter sido incompetente no desenvolvimento e produção deste aparelho? Além disso, temos também de ter em consideração que a OnePlus nunca revelou esta sua estratégia para ninguém, escondendo a limitação do chip a tudo e todos.

Em suma, uma fabricante não pode fazer isto e tudo ficar bem. Uma fabricante de smartphones, ou na verdade, de outra coisa qualquer… Não pode comercializar um produto como lagosta, e no fim ser apenas lagostim. Ou pelo menos, não o pode fazer sem consequências.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã da OnePlus? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!