Depois de muitas críticas face à performance, preço e disponibilidade das já lançadas RTX 50 da NVIDIA, eis que temos algumas novidades relativamente à placa gráfica que mais deverá vender dentro da gama.
Estamos obviamente a falar da RTX 5060, que vai ocupar o espaço da atual RTX 4060 no mercado. A placa gráfica que mais vende, e que mais vai ao encontro das exigências dos jogadores que não querem vender um rim para ter um PC de qualidade.
RTX 50: Depois do falhanço, eis que temos a gama média
Portanto, ao que tudo indica, a RTX 5060 pode ser anunciada já na próxima semana, pelos vistos no dia 13 de Março. As primeiras unidades devem chegar ao mercado no mês seguinte, muito provavelmente no início de Abril.
Aqui vale a pena salientar que vão existir pelo menos 3 versões da RTX 5060, duas delas capazes de criar alguma confusão como tem sido habitual na gama média da NVIDIA. Afinal, de acordo com as mais recentes informações, a série RTX 5060 contará com três modelos:
- RTX 5060 Ti – 8GB e 16GB
- RTX 5060 – 8 GB
Dito tudo isto, a versão mais poderosa (RTX 5060 Ti) vai chegar ao mercado com um TDP de 180W, porém, não fazemos ainda ideia se estes valores são para ambas as placas ou apenas para a versão de 16GB. É que normalmente, caso não se lembre, as especificações técnicas destas duas versões nunca são exatamente iguais.
Já o modelo base da RTX 5060 deverá contar com 8 GB de memória GDDR6, o que a posiciona como uma opção intermédia dentro da nova geração.
Lançamento faseado ou simultâneo?
Até ao momento, mantém-se a incerteza sobre se a Nvidia irá lançar todas as versões da RTX 5060 ao mesmo tempo. Ou se irá optar por um lançamento faseado ao longo dos meses seguintes.
Antes de mais nada, com a nova série prestes a chegar, a questão que se impõe é: vais fazer upgrade? E se sim, qual dos modelos te interessa mais? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.