O mundo das placas gráficas já é uma coisa estranha há vários anos. Mais concretamente desde os velhos tempos da loucura do “mining”. Os preços aumentaram, e de facto, a diferença de performance entre gamas de preço também mudou para pior. Hoje em dia é muito mais caro comprar uma placa gráfica! Placa essa que em outros tempos iria oferecer muito mais face ao dinheiro que mete em cima do balcão da sua loja favorita.
Além de tudo isto, a realidade é que após um anúncio muito interessante na CES 2025, a NVIDIA voltou a meter os pés pelas mãos com a série RTX 50.
NVIDIA RTX 50: Um lançamento que deixa (muito) a desejar!
Portanto, entre cabos a derreter, especificações erradas, falta de stock, preços exorbitantes e promessas vazias de desempenho.
A verdade é tudo isto faz deste lançamento um verdadeiro desastre para os gamers. Onde se incluem os gamers Portugueses, claro. Aliás, até já se vê queixas públicas a algumas lojas nacionais nas redes sociais. Algo que nunca tinha visto até hoje.
Qual é o grande escândalo?
O mais recente está relacionado com a RTX 5070, que deveria chegar ao mercado a 549 dólares, com a mesma performance da RTX 4090. Isto aconteceu? Claro que não. Mas sabe o pior? Mesmo com este fiasco, as placas esgotaram num instante, com scalpers a inflacionar os preços até ao absurdo.
Enquanto isso, a AMD pode ter uma oportunidade de ouro.
Mas a AMD também é terrível nos preços, e sofre de muitos dos problemas que a NVIDIA evidenciou neste lançamento.
Na realidade, as novas RX 9070 XT e RX 9070 até estão a dar luta às RTX 5070 e 5070 Ti, de facto com preços mais baixos. No entanto, existem vários “mas”, como é o suporte a tecnologias no lado da NVIDIA, que é obviamente muito superior.
Conclusão
Por isso, se quer mesmo uma placa gráfica nova, talvez o melhor seja esperar ou tentar apanhar uma 40-series a bom preço. Porque neste momento, comprar uma RTX 50 não parece ser um grande negócio.
Antes de mais nada, Será que a NVIDIA vai aprender a lição? Provavelmente não. Mas a AMD tem aqui uma janela para mudar o jogo. Esperemos que seja capaz de fazer algo nesta geração.