A NVIDIA ainda anda a fazer alguns toques nas especificações finais das suas novas placas gráficas RTX 40. O que é bom por um lado, visto que significa um grande foco no lançamento de um produto quase perfeito, mas claro, também significa que o lançamento está um pouco mais longo do que aquilo que seria de esperar.
Dito tudo isto, parece que a RTX 4080 vai mesmo receber memória super rápida GDDR6X, por sua vez capaz de ir até aos 23Gbps. Ao mesmo tempo, a placa vai ter um consumo total de 340W.
RTX 4080: Memória GDDR6X a 23 Gbps e um consumo de 340W
Portanto, a especificação finais das novas RTX 40 parece ainda não ter sido atingida. A NVIDIA anda a mexer em vários parâmetros, à procura de um bom equilíbrio entre gamas. Isto ao mesmo tempo que tenta ser capaz de rivalizar com aquilo que a AMD também está prestes a lançar.
Sendo exatamente por isso que apesar de alguns leaks e rumores apontarem para o uso de memória GDDR6X a 21Gbps, a NVIDIA parece ter decidido dar o salto para a mais rápida memória GDDR6X a 23Gbps. Muito provavelmente porque a memória está agora um pouco mais barata, e isto significa um aumento de performance palpável para os novos GPUs Ada Lovelace de 5nm.
Além de tudo isto, parece que a NVIDIA tem sido capaz de meter um travão nos consumos exagerados, com a RTX 4080 a ficar pelos 340W em vez dos esperados 420W. 60W é uma redução muito interessante! Que claro está, começa a ‘matar’ todos os rumores relacionados com a NVIDIA pronta a arruinar o mercado de fontes de alimentação, e claro, as contas de eletricidade dos consumidores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Expetativas altas para a RTX 4080, e restante gama GeForce RTX 40? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!