RTX 3060 com 12GB de memória chega no dia 25 de Fevereiro

O mundo das placas gráficas está novamente em cima de uma onda de pura loucura, tudo graças ao mining de criptomoedas que nunca foi tão lucrativo, e claro, o facto de a produção estar uma lástima no lado da AMD e NVIDIA.

No entanto, isto não significa que a nova placa gráfica de gama média da NVIDIA não chegue ao mercado na sua altura prevista… Estamos obviamente a falar da RTX 3060, que irá chegar às prateleiras já no próximo dia 25 de Fevereiro com o preço recomendado de 329€. (Não conte com esse preço…)



RTX 3060 com 12GB de memória chega no dia 25 de Fevereiro

Portanto, a nova placa de gama média da NVIDIA vai chegar ao mercado com uma quantidade estrondosa de memória de vídeo, uns incríveis 12GB. O que a mete até acima da RTX 3080 em termos de capacidade de memória. Aliás, é algo que vai muito provavelmente confundir os consumidores, visto que a RTX 3060 Ti é mais poderosa, mas tem muito menos memória… Além disso, com a atual loucura do mercado, é provável que algumas RTX 3060 fiquem mais caras que algumas RTX 3060 Ti… É uma autêntica confusão.

Entretanto, esta placa é baseada no GPU GA106, o quarto chip baseado na arquitetura Ampere. Um núcleo de processamento gráfico com 3840 processadores CUDA, e 30 multiprocessadores streaming. No entanto, a RTX 3060 vem um pouco limitada, a contar apenas com 28 SM, o que equivale a 3584 núcleos CUDA.

Além de tudo isto, os 12GB de memória GDDR6 (15 Gbps) irão funcionar a partir de uma interface de 192-bit, o que significa 360 GB/s de largura de banda. (Por exemplo, a RTX 2060 tem uma largura de banda de 336 GB/s).

Como esta placa tem um TGP de 170W, é provável que a grande maioria dos modelos venha equipada com apenas uma entrada extra PCIe de 8 pinos.

Em termos de performance propriamente dita, o objetivo da NVIDIA é duplicar a performance da velhinha GTX 1060, ao mesmo tempo que oferece uma grande boost em relação à RTX 2060.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!