RTX 30 baseadas no processo de 8nm da Samsung? Não!

As últimas horas têm sido uma autêntica loucura no mundo das placas gráficas! Tudo em preparação para o anúncio e provável lançamento das novas RTX 3000 da NVIDIA no dia 1 de Setembro. Dito isto, hoje ficámos a saber algo realmente interessante acerca da produção dos GPUs que vão dar vida à nova geração de placas.

É que caso não saiba, a NVIDIA andou vários meses a negociar com a Samsung o salto para as suas linhas de produção, deixando a TSMC para trás. No entanto, devido a alguns problemas nas linhas da gigante Sul Coreana, e estrondoso sucesso da AMD com os 7nm… Era esperado que apenas as RTX 3070 e RTX 3080 fossem baseadas em GPUs produzidos nas linhas de 8nm da Samsung! Isto enquanto as RTX 3090 seriam produzidas nas famosas linhas de 7nm da TSMC.

Pois bem, afinal as coisas não vão ser bem assim.



RTX 30 baseadas no processo de 8nm da Samsung? Não!

IMAGEM

Portanto, segundo um recente ‘leak’ do reputado VideoCardz. Site que conseguiu meter as mãos em algumas imagens reais de placas RTX 30 da Gainward. É que ao que tudo indica, as RTX 3000 são todas baseadas no processo de 7nm!

Entretanto, se pensa que a passagem dos 8nm para os 7nm é apenas a diferença de um número… Está muito enganado!

Afinal de contas, isto levanta várias questões importantes. Será que os rumores dos 8nm foram algumas vez verdade? Estamos a falar do processo de 7nm da Samsung? Ou o processo de 7nm da TSMC é tão mais avançado em relação aos 8nm da Samsung... Que a NVIDIA se viu obrigada a mudar toda a sua produção para a tecnologia mais avançada?

Em suma, caso não saiba, várias fontes apontavam para uma produção repartida entre a Samsung e TSMC. Além disto, um ‘leaker’ muito reputado da indústria avançou que as RTX 3070 e 3080 iriam mesmo ser produzidas pela Samsung. De forma a deixar a capacidade disponível da TSMC para os GPUs mais poderosos, ou seja, para as RTX 3090.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

2 COMENTÁRIOS

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix lança plano grátis sem publicidade mas não para todos!

A Netflix quer ser forte em todos os mercados. Enquanto nuns é mais fácil dadas as características e a abertura do público a filmes...

COVID-19 trouxe novas oportunidades para as empresas

Caso não saiba, a pandemia COVID-19 representou um desafio para o sistema socioeconómico global. Afinal, depois de passado o temor inicial, começaram (e ainda...

Produção de chips vai ser demasiada em 2023. Queda de preços?

Segundo a IDC, o mercado de semicondutores vai crescer 17.3% durante o ano de 2021! Um número muito superior ao do ano passado, que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!