Depois de vários rumores e de uma apresentação oficial durante o Xbox Game Showcase, já sabemos quanto vai custar a nova consola portátil ROG Xbox Ally na Europa. Aquela que muito provavelmente vai ser a “consola” portátil para os próximos tempos. Ou seja, a bandeira deste novo e ainda um pouco estranho mercado.
Mais concretamente, a ASUS, que está a desenvolver esta nova aposta em parceria com a Microsoft. Deixou escapar os preços através de um site espanhol. Conclusões? Felizmente, estão dentro do que seria de esperar.
ROG Xbox Ally: preços já chegaram à Europa. Justos?
Portanto, ao que tudo indica, e isto pode mudar de região para região (Portugal é sempre um mercado onde as coisas são ligeiramente mais caras), o modelo base vai custar 599 euros, enquanto a versão mais potente, conhecida como Ally X, vai subir para os 899 euros.
Pode parecer puxado à primeira vista, mas a verdade é que estão perfeitamente alinhados com o que o mercado de consolas portáteis Windows já pratica.
Dois modelos, dois públicos
O modelo mais acessível traz o processador AMD Ryzen Z2A, que promete uma boa gestão entre desempenho e autonomia. Porém, isto não diferencia a consola do que já existe no mercado a preços muito mais baixos. (Exemplo: ROG Ally // Steam Deck // Legion Go)
Já o modelo X aposta tudo na performance, com o novo AMD Ryzen Z2 AI Extreme, capaz de oferecer taxas de frames mais altas e imagem com muito maior qualidade. Ambos os modelos usam ecrãs LCD com suporte a VRR, já que o OLED ficou fora da equação devido a questões de consumo e custo.
Xbox a sério? Significa um Windows que já não limita a experiência.
Até aqui, as consolas portáteis Windows têm sido interessantes, mas longe de uma experiência ideal.
O Windows 11 é mauzinho neste novo mundo, e como tal, um dos grande objetivos da Microsoft em conjunto com a ASUS, foi oferecer um pacote de software+hardware capaz de fazer a diferença.
Estas novas consolas podem ser o início de algo muito interessante neste mercado. Ficar a saber que os preços não são um “roubo” é uma boa notícia.