Seja um carro ou mota, há algo que todos os condutores têm em comum: dependemos dos pneus. São um dos consumíveis mais essenciais e inevitáveis em qualquer veículo. Quer percorra centenas de quilómetros por semana ou apenas vá às compras de vez em quando, os pneus vão acabar por precisar de ser substituídos — seja por desgaste, danos ou simplesmente por envelhecimento. Mas há algo que poucos condutores sabem: o que significam as riscas coloridas que aparecem nos pneus novos? Juntamente com letras, números e códigos de dimensão e características, estas riscas coloridas despertam curiosidade — e até desconfiança — entre muitos automobilistas.
O que significam as riscas coloridas nos pneus novos?
A verdade é que essas riscas não são para o cliente, mas sim para os fabricantes e distribuidores. Funcionam como um sistema de codificação visual rápida durante a produção e a logística. Assim ajudam os funcionários a identificar lotes específicos ou características dos pneus sem terem de ler os pequenos detalhes técnicos gravados na borracha.
Por exemplo, um fabricante pode usar uma risca vermelha para indicar que aquele lote de pneus deve ser enviado para um determinado cliente ou mercado. Outro fabricante pode usar essa mesma cor para representar um determinado tamanho. Não existe um padrão universal para estas riscas. Assim cada marca define a sua própria linguagem de cores, que apenas faz sentido dentro da respetiva fábrica.
Estas riscas são aplicadas superficialmente. Assim desaparecem após alguns quilómetros de utilização. Para os consumidores, isto também pode ser útil. Se vir que os pneus ainda têm as riscas visíveis, sabe que são realmente novos. Se comprou pneus supostamente novos e eles não têm qualquer marcação visível, é válido questionar a sua origem.
Em resumo: não há motivo para preocupação se notar riscas coloridas nos pneus que acabou de colocar. Pelo contrário, são um bom sinal de que acabou de calçar o seu carro com borracha fresca — pronta para rolar!