Connect with us

Reviews

Review – EaseUS Free, recuperação de dados facilitada

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Quantas vezes perdeu um ficheiro, uma pasta, ou até mesmo um projecto extremamente importante porque o apagou, ou porque aconteceu algo à informação do seu disco rígido que escapou do seu controlo ?

Como por exemplo, o seu computador bloqueou, e agora não consegue entrar no sistema operativo, ou o seu filho pequeno apagou alguns ficheiros importantes enquanto jogava ou via uns vídeos no YouTube.

Pois bem, a EaseUS Data Recovery é bem capaz de ser a solução.

A empresa tem uma versão que pode ser executada a partir de uma pen ou CD/DVD de modo a que consiga recuperar os seus dados, mesmo que não consiga entrar no sistema operativo.

E também uma versão que pode ser instalada e executada tanto em Windows como em MacOS, que irá permitir recuperar grande parte dos ficheiros que perdeu, mesmo que até já tenham sido apagados da reciclagem.

A ‘EaseUS Data Recovery’ oferece:

  • Recuperação de Dados
  • Backup de Dados
  • Gestão e Partição de Discos
  • Migração de Dados

Acerca do Programa e como funciona

 Recuperação de Dados EaseUS

Versão Windows em PT-BR


 Recuperação de Dados EaseUS

Versão MacOS em Inglês

A ferramenta ‘EaseUS Data Recovery’ torna a recuperação de dados algo ao alcance de qualquer pessoa, o processo está simplificado ao ponto que apenas precisa de alguns cliques para recuperar os dados que precisa desesperadamente.

Quando executa a aplicação, o primeiro ecrã apresenta logo todas as partições e drives disponíveis para recuperação no sistema, incluindo as externas. Basta escolher a drive, partição ou pasta que pretende, e premir o botão “Scan” ou “Digitalizar”. O processo irá começar imediatamente!

O programa começa logo com um pesquisa rápida. Se não encontrar qualquer ficheiro, irá então automaticamente começar uma pesquisa profunda.

Modo que é simplificado ao máximo para que não perca tempo na recuperação dos seus dados, o programa tenta recuperar tudo da Drive escolhida sem que tenha de escolher outro modo de pesquisa.

  • Pode pausar o processo de pesquisa da drive, e retomá-lo a qualquer momento.

Recuperação

A recuperação é também um processo bastante fácil.

Irá aparecer no ecrã uma árvore com todas as pastas e sub-pastas, permitindo examinar todos os ficheiros com diferentes opções de visualização disponíveis.

Assim que a pesquisa terminar, irá aparecer um botão “Export” ou “Exportar”, que irá permitir guardar os resultados da pesquisa efectuada de modo que posso recuperar outros ficheiros mais tarde, sem ter de repetir o processo.

Tem também um modo de pré-visualização, para que consiga perceber se aquele ficheiro é o que procura e se continua intacto. Para restaurar, escolha os ficheiros ou pastas que pretende, e carregue no botão “Recover” ou “Recuperar”, que o levará a um sub-menu onde poderá escolher o sítio para guardar os ficheiros(se tiver problemas com o seu disco, provavelmente é melhor guarda-los noutro sítio).

1º Teste

  • Feito no macOS – Atenção que neste sistema operativo, vai ter de entrar no modo de recuperação para desativar uma proteção da Apple, o próprio programa irá avisá-lo disto mesmo e irá explicar como o fazer, demora 2min.

A primeira coisa que fiz para testar esta aplicação foi apagar todo os ficheiros e pastas que tinha na pasta ‘Downloads’ do meu MacBook, eram fotos, documentos word, .pdfs da faculdade de cadeiras do primeiro semestre, apaguei tudo o que estava na pasta, e esvaziei a reciclagem.

Uma bela acumulação de ficheiros, visto que é uma pasta que já não limpava desde Janeiro ! – Quem nunca ? 😛

 Recuperação de Dados EaseUS

Resultado: Como podem ver pela imagem, conseguiu recuperar 100% dos documentos apagados, impressionante!

2º Teste

  • Feito no Windows 10, não tenho adaptador para portas USB-C no Mac… não me julguem ! 😛

Formatei um disco amovível(Pen USB) que tinha algumas fotos(9) e um documento Word com informação acerca do Sony Xperia ZX2, logo de seguida tentei recuperar os dados.

É um teste bastante interessante, porque formatar remove o sistema de dados de uma drive substituindo por outro completamente novo, é um caso bastante mais complicado de recuperação de dados.

 Recuperação de Dados EaseUS

Resultado: Não foi perfeito. Das 9 fotos, uma não apareceu, e outra ficou corrompida, mas as fotos que consegui recuperar continuaram com a mesma qualidade que tinham e o documento Word voltou perfeito.

No geral, um excelente resultado!

Dúvidas e Assistência Técnica

Se tiver a versão Pro, tem acesso ao suporte técnico através de um chat, email ou telefone. O próprio programa dispõe de um link de e-mail instantâneo no canto superior direito. Além de tudo isto, o site da aplicação tem vários guias para o ajudar e ainda um forum para que posso obter ajuda da comunidade, ou quem sabe, até ajudar outro utilizador com problemas.

Conclusão

A aplicação ‘EaseUS Data Recovery’ é sem dúvida uma excelente aplicação de recuperação de dados para qualquer tipo de utilizador.

Não precisa de ter muitos conhecimentos informáticos para se conseguir desenrascar, muito graças à interface simplista mas eficaz que a empresa decidiu utilizar, que acaba por poupar tempo valioso evitando passos desnecessários, que provavelmente poderiam causar alguma confusão em utilizadores com menos prática. Tornando a recuperação de dados tão fácil como clicar umas quantas vezes no rato, isto com uma performance espectacular.

Apenas com um senão, a versão ‘Free’ do Windows apenas permite recuperar até 500MB, (pode partilhar nas redes sociais para conseguir mais 1.5 GB). A versão macOS já vem com os 2GB disponíveis.

Por isso, se quiser fazer uma recuperação mais profunda, vai ter de comprar a licença que custa 69,95$(cerca de 56€), algo que pode parecer doloroso para a carteira, mas pode ser bem melhor do que ser despedido devido à perda de um documento ou projecto importante.

Se quiser experimentar, pode fazer download da aplicação, aqui.

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos