Existem muitos mitos quando se trata da bateria dos telemóveis. Formas de durarem mais, coisas que não devemos fazer, entre outras. O problema é que muitas vezes tudo isto não está correto e como tal acabamos por ficar com mais dúvidas do que certezas. Para acabar com isso, aqui estão as respostas que quer saber sobre a bateria do seu telemóvel.
As respostas que quer saber sobre a bateria do seu telemóvel!
Devo carregar a bateria a 100%?
Parece lógico carregar totalmente o seu dispositivo para que dure mais tempo com um único carregamento, mas na realidade faz mais mal do que bem se o fizer por hábito. Carregar o seu dispositivo a 100% significa que está a forçá-lo até à sua capacidade máxima, o que pode causar stress e desgaste da bateria. Da mesma forma, deixar que a carga desça abaixo dos 20% diariamente, sobrecarrega o outro terminal, deslocando todos os iões de lítio na outra direção.
Assim, tentar manter a bateria entre os 20% e os 80% de carga com maior frequência pode ajudar a prolongar a sua vida útil. Não precisa de ser obsessivo com isso, claro. É apenas algo a ter em conta, especialmente no que diz respeito ao carregamento noturno, em que o telemóvel está constantemente a atingir a marca dos 100%. Muitos telemóveis modernos têm, no entanto, uma proteção integrada contra esta situação.
Descarregar totalmente a bateria antes de recarregar?
As baterias de níquel-cádmio (NiCd) têm o chamado “efeito de memória”, o que significa que perdem gradualmente a sua capacidade máxima de energia se forem recarregadas repetidamente depois de terem sido apenas parcialmente descarregadas. Por isso, descarregá-las completamente era de facto necessário para prolongar a vida útil da bateria.
Atualmente, a maioria dos dispositivos utiliza baterias de iões de lítio, que não têm este problema. De facto, descarregar totalmente as baterias de iões de lítio pode desgastá-las mais rapidamente, como mencionado. Pior ainda, se armazenar as baterias de lítio durante tempo suficiente para que se descarreguem abaixo de um nível crítico, as baterias ficarão permanentemente danificadas. A maioria dos fabricantes recomenda não deixar que a carga desça abaixo dos 20%, pelo que deve carregar o seu dispositivo antes que desça abaixo desta percentagem. Especialmente se o estiver a armazenar a longo prazo.
É seguro deixar o meu dispositivo a carregar durante a noite?
Muitas pessoas têm a ideia errada de que o carregador continua a fornecer energia à bateria mesmo quando esta está totalmente carregada, o que pensam que pode afetar a sua longevidade. Isto é totalmente falso. Os aparelhos modernos deixam de carregar quando a bateria atinge a sua capacidade máxima. Se a bateria perder alguma carga, o carregamento lento fornece uma pequena quantidade de energia para a recarregar.
É melhor carregar o telemóvel e depois desligá-lo da tomada durante a noite, uma vez que hoje em dia é possível carregar rapidamente a bateria dos telemóveis modernos enquanto se está no duche ou no carro a caminho do trabalho.
Posso utilizar um carregador de terceiros?
Depende muito do tipo de carregador. Se for dos baratos aquecem muitas vezes demasiado e podem não fornecer a potência correta. Assim podem não ter mecanismos de segurança adequados, o que pode danificar a bateria. Um isolamento de má qualidade pode também desgastar o cabo de carregamento.
Tendo em conta estes riscos, deve evitar utilizar quaisquer carregadores de terceiros. Se não conseguir obter uma substituição original junto do fabricante, compre um carregador de uma marca de renome. Além disso, certifique-se de que é compatível com o seu dispositivo e tem as certificações necessárias.
Carregar o telemóvel enquanto está ligado ou desligado?
Não existe uma regra rígida; pode carregar o seu dispositivo quer esteja ligado ou desligado. Quando o carrega enquanto está desligado, não utiliza qualquer energia para tarefas em segundo plano, visualização do ecrã ou outras funcionalidades. Isto significa que toda a energia de carregamento vai diretamente para a bateria do seu dispositivo, ajudando-o a carregar mais rapidamente.
Sem processos ativos em execução, o dispositivo permanece frio e mantém uma temperatura normal durante o processo de carregamento, o que é benéfico para a longevidade da bateria.
Embora carregar o seu dispositivo desligado ofereça estas vantagens, nem sempre é necessário escolher esta opção. Desde que evite executar tarefas que consumam muitos recursos, o seu dispositivo não sobreaquecerá. Se não executar processos que consomem muita energia, o tempo de carregamento será apenas ligeiramente mais longo do que quando o dispositivo está desligado.
Obviamente, se precisar do seu dispositivo ligado durante o carregamento, como um smartphone para receber chamadas e mensagens de texto, não o deve desligar.
Procura mais algumas respostas sobre a bateria do telemóvel? Conte-nos tudo nos comentários.