A Google está a preparar-se para lançar a versão estável do sistema operativo, que provavelmente chegará primeiro aos smartphones Pixel e a todos os outros nos próximos meses. Agora, a última alteração ao sistema operativo Android 15 vai aumentar a velocidade de alguns telemóveis.
Android 15: nova alteração aumenta a velocidade dos telemóveis!
O Android 15 está a introduzir uma mudança significativa na forma como o sistema operativo gere a memória. Isto leva a um aumento de desempenho de 5-10%. Tradicionalmente, o Android utilizava um tamanho de página de 4 KB, mas agora passa a suportar um tamanho de página maior, de 16 KB, possibilitado pelos CPUs ARM mais recentes. Esta mudança para um tamanho de página maior significa menos despesas gerais para o sistema operativo ao atribuir memória às aplicações. O resultado são mais recursos disponíveis para melhorar os seus vídeos, jogos e experiência geral com as aplicações.
Claro que apesar disto o Android 15 funciona sem problemas com tamanhos de página de 4 KB e 16 KB. Entretanto, os sistemas de ficheiros como o EROFS e o F2FS, juntamente com a camada de armazenamento UFS, foram adaptados para compatibilidade com 16 KB. A gestão da memória otimizou-se para evitar o carregamento desnecessário do preenchimento adicional introduzido pelo tamanho de página maior.
Os programadores precisam de reconstruir o seu código nativo com alinhamento de 16 KB.
Também de testar exaustivamente em dispositivos ou emuladores de 16 KB para identificar e corrigir quaisquer suposições codificadas sobre o tamanho da página. Está disponível documentação detalhada para os programadores para orientar este processo.
A única parte má é que esta não é uma funcionalidade disponível de imediato na maioria dos novos smartphones Android 15. De facto, nem nos telefones que receberem a atualização mais tarde. Em vez disso, parece que é algo que um fabricante de smartphones terá de implementar em qualquer novo telefone que lançar. Afinal, é uma função de nível de kernel e não é tão fácil alterá-lo em dispositivos existentes, pelo menos não sem dar cabo de algumas coisas. Por enquanto, a Google vai colocar uma opção no modo de programador de 16 KB no Android 15 QPR1 Beta, embora isso exija que limpe o dispositivo e desbloqueie o bootloader.