A Renault passou um mau bocado na altura da pandemia, mas… Tudo mudou! A gigante Francesa está em grande forma, e por isso mesmo, depois de vários anos a marcar presença forte na mobilidade pessoal, quer agora revolucionar também o mercado dos veículos comerciais ligeiros.
Assim, com a nova gama de furgões elétricos, a marca francesa promete dar cartas a sério junto dos profissionais.
Renault quer revolucionar veículos comerciais com eletricidade!
Portanto, o objetivo é simples: criar furgões mais eficientes, mais inteligentes e muito mais rápidos a carregar. Resultado? Nasceram os novos Trafic, Estafette e Goelette, modelos desenvolvidos de raiz com a nova arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) da Ampere. Ou seja, são elétricos que sempre foram pensados para andar com eletrões, e não com gasóleo ou gasolina.
Aliás, pela primeira vez, os furgões elétricos da Renault vêm equipados com tecnologia de 800 V. O que claro está, permite carregar de 15 a 80% em menos de 20 minutos, oferecendo uma autonomia que pode chegar aos 450 km WLTP.
Além disso, os novos modelos trazem uma plataforma elétrica tipo “skateboard”, extremamente versátil, que permite todo o tipo de personalizações. Desde furgões de entregas normais a veículos frigoríficos ou ambulâncias. A Renault pode fazer tudo, ou quase tudo, com esta plataforma. O que é de facto muito inteligente.
Outra curiosidade: apesar do tamanho, estes veículos têm um diâmetro de viragem tão pequeno quanto o de um Clio. Ideal para quem tem de manobrar no meio do trânsito apertado.
Duas baterias à escolha
Para responder a diferentes necessidades, a Renault disponibiliza duas opções de bateria:
- Standard: utiliza tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio), sem metais raros, com cerca de 350 km de autonomia WLTP no Trafic. Pensada para quem trabalha maioritariamente em cidade.
- Longa: usa tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto) e oferece cerca de 450 km de autonomia WLTP no Trafic. Ideal para quem faz muitos quilómetros por dia.
Ambas as baterias suportam carregamento ultrarrápido graças à tecnologia de 800 V, uma estreia nos comerciais ligeiros da Renault. Faz também sentido salientar que estas autonomias têm em conta carga, não estamos a falar de veículos comerciais “vazios”.
Tecnologia que faz a diferença? Também aparece nos comerciais!
Os novos Trafic, Estafette e Goelette não são só elétricos, são também inteligentes. Ficando assim em linha com a restante gama Renault dos últimos anos.
Graças à arquitetura SDV, os veículos recebem atualizações automáticas, integram-se facilmente em sistemas de gestão empresarial e trazem funções V2L e V2G.
Ou seja, podem carregar dispositivos externos e até devolver energia à rede elétrica quando for preciso.
O sistema multimédia também evoluiu.
Conta com o OpenR de nova geração, com um ecrã de 12 polegadas, navegação otimizada para veículos de grandes dimensões e integração com o Google Automotive (Google Assistant e Google Play incluídos).
E para reforçar a segurança, há um Safety Coach a bordo.
Este sistema analisa a condução em tempo real e dá dicas ao condutor para melhorar o seu desempenho, com uma pontuação no final de cada viagem. Se a empresa tiver o seu próprio sistema operativo, pode integrar tudo diretamente no veículo, facilitando a vida ao motorista com rotas, horários e contactos.
Conclusão
A Renault está a redefinir o conceito de veículo comercial elétrico, apostando em autonomia, carregamento rápido, inteligência de bordo e adaptação total às necessidades reais dos profissionais.
E, honestamente, parece estar no caminho certo. Agora resta saber como o mercado vai responder. Temos de ser muito honestos, ainda existe alguma resistência à transformação elétrica no mundo mais profissional.