Alguma vez ligou para o apoio técnico de qualquer empresa tecnológica, e recebeu a sugestão “por favor, desligue e volte a ligar“? Sugestão essa, que normalmente recebemos sempre com cara de poucos amigos, mas que na grande maioria das vezes, acaba por resultar… Pois bem, sabe porquê? Vamos tentar perceber!
Reiniciar resolve problemas do smartphone e PC. Sabe porquê?
Portanto, normalmente, um aparelho computacional começa a “portar-se” mal, devido a problemas no seu software. Sejam bugs, ‘leaks’ de memória, aplicações que ficam presas, processos que não fecham quando deveriam, etc… Em suma, são várias situações, que fazem com que o aparelho fique num estado em que simplesmente não deveria estar.
Pois bem, é aqui que o “Desligar e Voltar a Ligar” ou “Reinício” (Reboot), resolve muita coisa! Como? É bastante simples, reiniciar um sistema faz com que todo o software seja parado, de forma a recarregar o estado básico original.
Curiosamente, o processo de ‘boot‘ (inicialização) ou ‘reboot‘ (reinicialização), até é um dos mais testados pelas fabricantes. O que dá uma outra segurança a esta solução. Afinal de contas, um aparelho não pode falhar em ligar.
No entanto, nem tudo é bom no meio de tudo isto, visto que por vezes, com esta técnica, pode acabar por perder dados importantes.
Por exemplo, imagine que estava a trabalhar numa folha de cálculo no Excel, e do nada, o seu computador, tablet ou smartphone encravam. Nada responde… Qual é a resposta? Desligar ou Reiniciar! Pois, o problema é que ao fazer isto, se não guardou nada antes do sucedido, todo o trabalho que tinha sido feito, pode estar perdido para sempre.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já se viu forçado a esta ‘técnica’? Sempre com sucesso, ou já passou mal? Partilhe conosco a sua experiência na caixa de comentários em baixo.