Reinicia o PC ou Smartphone depois de instalar algo?

Como já deve ter reparado, sempre que instala algo minimamente importante no seu PC, vai receber uma mensagem para o reiniciar. Algo que seria pura e simplesmente uma loucura se acontecesse no smartphone.

Isto é mesmo uma obrigatoriedade do Sistema Operativo? Acontece em todo o lado? Serve para quê?

Reinicia o PC ou Smartphone depois de instalar algo?

pc

Portanto, por que razão o Windows insiste na reinicialização do sistema, quando isso não acontece no mundo mobile, nem no ecossistema Linux? Na realidade, o Windows não exige nada, quem desenvolveu o software é que envia a mensagem.

O que levanta novamente a questão… Porquê? O que resolve o ‘reboot’?

Caso não se lembre, com o lançamento do Windows 7, a Microsoft prometeu que o ato de reiniciar o computador seria algo raro. Mas, em 2023, com o Windows 11, ainda é extremamente comum reiniciar o PC pelas mais variadas razões.

Qual é a razão para o reinicio do computador cada vez que existe uma mudança no sistema?

Pois bem, no ecossistema Windows, a grande maioria das aplicações instaladas tem acesso a ficheiros de sistema críticos, que claro está, estão em uso durante o funcionamento do Sistema Operativo da Microsoft.

Assim, para que um programa, ou atualização, seja integrado nos componentes do Windows, é preciso pausar processos. Tudo para ter acesso integral a estes mesmos ficheiros. No caso do Windows, os ficheiros ‘core’ estão quase sempre a ser acedidos. Daí o reinício.

Hoje em dia, graças a várias mudanças no lado da Microsoft, os reinícios já não são tão necessários.

Porém, ainda assim, para evitar problemas, e devido a uma habituação no lado dos programadores, e por vezes o uso de más práticas de programação, ainda é normal pedir um reinicio do sistema após a instalação de algo. Afinal, hoje em dia, a grande maioria das mensagens de aviso “reinicie o PC” são enviadas pelo próprio programa instalado, e não pelo Windows.

Caso não saiba, apesar de não ser necessário, várias instalações de atualizações ou correções, desinstalam e instalam o programa do zero, em vez de substituir os ficheiros modificados.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Segue as recomendações de reinicio? Partilhe connosco a sua forma de fazer as coisas na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.