Dispositivos inteligentes devem estar numa rede Wi-Fi separada

Hoje em dia temos cada vez mais dispositivos inteligentes em casa. Podemos utilizar altifalantes inteligentes, aspiradores, luzes, entre muitos outros. Por mais benefícios que uma casa inteligente traga, não está isenta de dores de cabeça. Tal como um smartphone e um computador, os dispositivos domésticos inteligentes requerem acesso à Internet. Isto serve principalmente para que os dispositivos possam comunicar entre si, para que o proprietário possa gerir as suas definições e para que possa ser feita uma atualização ocasional. No entanto, isto pode mexer com configurações e velocidade de rede. Para tornar tudo mais simples os dispositivos inteligentes devem estar numa rede Wi-Fi separada dos seus dispositivos pessoais (computadores e smartphones).

Dispositivos inteligentes devem estar numa rede Wi-Fi separada

Precauções de segurança melhoradas

Não há razão maior do que a segurança para ligar todos os dispositivos domésticos inteligentes a uma rede separada. O facto de alguém entrar na rede pessoal de uma casa pode ter repercussões para toda a vida. Já houve notícias de hackers que conseguiram controlar um dispositivo inteligente, como uma câmara de monitorização de bebés, o que constitui uma preocupação de segurança significativa. Um pirata informático especialmente competente poderia utilizar esse acesso para lançar uma negação de serviço ao dispositivo e a qualquer outro dispositivo ligado à mesma rede.

Wi-Fi ou Bluetooth, ligação Wi-Fi em qualquer automóvel

Também não tem de ser algo com uma câmara. Os criminosos podem utilizar algo tão benigno como um altifalante inteligente para causar o caos. Se os malfeitores conseguirem controlar esses dispositivos inteligentes, podem bloquear o acesso dos proprietários aos seus computadores portáteis ou, pior ainda, obter acesso a documentos sensíveis guardados nos seus computadores. Isto leva ao roubo de identidades e ao facto de os computadores serem mantidos para resgate. Uma rede isolada para dispositivos inteligentes acrescenta uma camada de proteção, uma vez que limita os dispositivos ligados à rede principal que utiliza para o seu telefone e computador.

Menos dispositivos para congestionar a rede

Com o aumento da popularidade dos dispositivos inteligentes, as casas de todo o mundo estão a tornar-se mais digitais a cada dia que passa. Um único indivíduo pode não ter mais de quatro dispositivos a funcionar na sua rede. No entanto, alguém empenhado em transformar a sua casa numa casa inteligente com alguns dispositivos revolucionários pode ter mais de 10. Entretanto quando há demasiados dispositivos a funcionar na mesma rede, os utilizadores vão ter pouca largura de banda, o que torna a simples navegação na Web extremamente lenta.

- Advertisement -
rede Wi-Fi separada
Hand holding using mobile smartphone with wifi icon. Idea for business communication social network.

Quando uma rede se torna demasiado lenta, a ligação pode sofrer um timeout e interromper toda a comunicação dos dispositivos com o router. O congestionamento é especialmente provável se os proprietários ligarem os seus dispositivos a uma rede de 2,4 GHz.

Isto não é um problema se os únicos dispositivos na rede forem os inteligentes, mas quando isso inclui computadores pessoais, computadores portáteis e telemóveis de residentes e convidados, o problema acumula-se e tem o seu preço. A situação só piora quando se utilizam dispositivos inteligentes que não se ligam a um hub, como é o caso de algumas lâmpadas WiFi.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.